O curso de Biomedicina da UNIARP promoveu uma aula prática integrada que reuniu os conhecimentos das disciplinas de Doenças Negligenciadas, Componentes Hematológicos II, Laboratório Clínico e Urinálise para a resolução de casos clínicos de hemoparasitas e seus desfechos na homeostasia.
Essa atividade inovadora faz parte do movimento de competências adotado idealizado pelo NDE do curso, visando preparar os acadêmicos para uma atuação multidisciplinar e focada na resolução de problemas reais da prática biomédica, em consonância como perfil do egresso do curso.
A integração curricular de diferentes áreas de estudo proporcionou aos estudantes uma visão completa dos eventos homeostáticos que acontecem em processos infecciosos, além de poderem correlacionar os sinais e sintomas com os resultados dos exames hematológicos, bioquímicos e de urina dos pacientes simulados.
O professor de Doenças Negligenciadas e coordenador do curso de Biomedicina, Hiago Bellaver, comenta que a dinâmica de aprendizado ativo foi bem recebida pela turma, que demonstrou ótimo engajamento ao participarem de discussões de casos clínicos e análise laboratoriais em grupos, unindo teoria e prática em um formato lúdico e colaborativo.
Os acadêmicos, avaliaram a atividade como uma forma descontraída de ensino, que proporciona um aprendizado melhor no que tange a integração dos conteúdos e associação com os casos na prática profissional.
A integração de diferentes áreas da Biomedicina, além de promover um conhecimento mais amplo e profundo, reforça a importância de uma formação de qualidade e alinhada com as exigências do mercado.