- Material foi organizado por acadêmicas do curso de Psicologia da UNIARP
Dia 30 de agosto foi realizado na Câmara de Vereadores evento comemorativo da Semana da Família da Associação dos Amigos dos Autistas de Caçador (AMA), onde foi apresentada a história, o trabalho realizado e lançada a cartilha “Um olhar sobre o autismo”. O material foi elaborado em parceria com a UNIARP, por meio do curso de Psicologia. A cartilha foi organizada pelas acadêmicas do curso: Marina e Luize.
A cartilha fez parte do plano de estágio curricular obrigatório do curso de Psicologia, sob orientação de Madaline Roveda e supervisão de estágio de Rozangela Pretto Vivan. “Sabemos que uma vez que um caso de Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi identificado, é importante que a pessoa e sua família recebam informações e serviços relevantes, encaminhamento para especialistas e assistência prática de acordo com as necessidades de cada indivíduo”, relataram Marina e Luize.
As acadêmicas explicaram que no processo de construção, pesquisa e levantamento de informações da cartilha, levaram em consideração temas pertinentes ao conhecimento de pais, educadores e sociedade, com uma linguagem de fácil compreensão. “Entendendo sobre o tema, as pessoas podem facilitar ainda mais o dia-a-dia da pessoa autista”, comentam.
O evento teve o depoimento da acadêmica Débora Aparecida Carneiro, que é autista e apresentou a sua condição, desafios, situações que enfrenta diariamente, emocionando todos os presentes.
A presidente da AMA, Beatriz Zanchett Seleme agradeceu a UNIARP pela cartilha. “A informação, o conhecimento deve ser levado para todas as famílias da nossa cidade, pois através disso vamos mudar a história, vamos mudar o futuro das nossas crianças”, destaca. Ela afirmou que a AMA vem crescendo e ampliando a oferta de atendimento uma vez que há um aumento considerável no número de novos diagnósticos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista em Caçador.
O reitor da UNIARP, Dr. Neoberto Balestrin parabenizou as acadêmicas pela organização da cartilha, coordenação e professores do curso de Psicologia e toda a equipe da AMA. Ele destaca que este é o papel da Universidade, atuar junto com a comunidade, tendo o conhecimento como aliado na oferta de soluções e em ações para ajudar as pessoas.
A mesa de autoridades do evento teve a presença de Beatriz Zanchett Seleme, presidente da AMA, Moselia Morais dos Santos, vice-presidente, Beatriz de Alves de Oliveira, coordenadora da Educação Infantil, no ato representando a secretária de Educação Lenira de Cácia e o prefeito Alencar Mendes, Moacir D´ Agostini, presidente da Câmara de Vereadores, Rosane de Fátima Schuh, assistente social da Vara da Família, representando o Poder Judiciário, Dr. Neoberto Balestrin, reitor da UNIARP, professora Madaline Ficagna Roveda, coordenadora do curso de Psicologia da UNIARP, também uma família: Maiara e os alunos Natan e Pedro Augusto, atendidos pela AMA e representante da equipe técnica da entidade.
O evento teve a presença de famílias, professores e acadêmicos dos cursos de Serviço Social e de Psicologia da UNIARP, vereadores, representantes de entidades e comunidade.
O momento cultural foi conduzido pela Orquestra Didática da Associação dos Amigos da Música de Caçador.
See More
A AMA de Caçador nasceu em 2016, da necessidade das famílias com membros portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA), de se encontrarem para dialogar, trocar ideias e partilhar suas angústias, vitórias e aprendizados, bem como encontrar formas de fazer com que os direitos dos autistas sejam implementados na sociedade caçadorense. Atualmente a entidade atende 65 pessoas autistas e suas famílias. Os atendimentos são realizados semanalmente ou quinzenalmente.
Foram parceiros na realização do evento: Viposa, Vibra Eventos, Vokal Estratégias de Comunicação, Câmara de Vereadores, AMIMU, Toni Bebidas, Papelaria Paraíso.