Durante o ano de 2022, a acadêmica Katlin Aparecida Hartmann do curso de Educação Física da UNIARP e bolsista PAEC, sob a orientação do professor Ms. Joel Caetano, desenvolveu e aplicou o projeto de pesquisa e extensão: “Benefícios das lutas na melhoria da qualidade de vida para população caçadorense”.
Aulas de Capoeira, Muay thai, Jiu-jitsu e MMA estão sendo aplicadas para um público de 07 a 18 anos, de ambos os gêneros, obedecendo e respeitando as faixas etárias. Conta com cerca de 20 participantes.
O projeto está sendo devolvido nas dependências da UNIARP na sala de lutas dentro da arena multiuso, nas terças e quintas-feiras das 21h às 22h. E nos sábados, das 17h15min às 19h.
Katlin comenta que é importante compartilhar os benefícios das lutas. Ela explica que as
lutas ajudam na liberação da agressividade dos jovens, além de trabalhar coordenação motora e fatores psicomotores. Também trabalham valores como respeito, dignidade e autoconfiança, cortesia, integridade, perseverança, autocontrole além do desenvolvimento físico proporcionado pelo treinamento. “Um importante fator que nos leva a propor esta ação é a necessidade de estimular todas formas de esporte, especialmente aquelas que envolvem crianças, adolescentes e jovens. Acrescenta-se o fato de Caçador localizar-se numa região do Estado com Índice de Desenvolvimento Humano de 0,735, sendo constatada a necessidade de estimular junto ao público-alvo o esporte de rendimento e de competição, minimizando os problemas de marginalidade e valorizando este público em formação”, relata.
Katlin destaca ainda que considerando os projetos implantados em grandes centros, com a participação de alunos e atletas potenciais, faz-se necessário implantar em Caçador este projeto que viabiliza a formação integral dos alunos. “Isso consequentemente melhora nossa sociedade através dos ensinamentos de modalidades de lutas”, frisa. “Nosso próximo desafio é levar este projeto aos bairros do município para abranger um público maior e assim disseminar a importância da prática esportiva para a saúde”, completa.
Fotos: Katlin Aparecida Hartmann