Dia 31 de outubro, acadêmicas do 6º período do curso de Biomedicina da UNIARP realizaram uma ação de conscientização sobre o câncer de mama. A ação integra as atividades de extensão do Estágio em Patologia Clínica I. A iniciativa foi dirigida às mulheres que trabalham em diversos setores da Universidade.
O evento foi um ponto de partida para o repasse de informações detalhadas sobre o câncer de mama, abordando fatores de risco, métodos de detecção precoce e opções de tratamento. As acadêmicas se dedicaram a fornecer dados precisos e atualizados, respondendo a dúvidas e esclarecendo mitos comuns sobre a doença. Além disso, enfatizou-se sobre importância do autoexame mamário e da mamografia. Práticas simples, mas importantes para a detecção precoce, que, por sua vez, aumentam as chances de tratamento bem-sucedido.
A ação se estendeu para todo o campus. As acadêmicas distribuíram material informativo da ação de conscientização com instruções detalhadas sobre o autoexame em alguns pontos da UNIARP.
O professor Hiago Bellaer, da atividade curricular explica que o câncer de mama é uma preocupação significativa em saúde global, afetando milhões de mulheres a cada ano. “A conscientização sobre o diagnóstico precoce e a prevenção desempenha um papel crucial na luta contra a doença, e essa ação demonstrou um compromisso com a saúde da comunidade”, comenta o professor. “Iniciativas como esta contribuem para aumentar a conscientização sobre o câncer de mama, incentivo às práticas preventivas e a promoção de um senso de comunidade e apoio entre as funcionárias da universidade”, completa.