A acadêmica Eloise Liones Pereira da 2ª fase do curso de Medicina da UNIARP, bolsista do Programa de Apoio a Extensão e Cultura (PAEC), está desenvolvendo ações do projeto que visa aumentar a capacidade pulmonar de idosos com sequelas respiratórias pós-covid na Casa Lar São José, de Caçador. A acadêmica é orientada pela professora e fisioterapeuta Talitta Padilha Machado.
Exercícios são realizados por meio de técnicas de respiração usadas no canto lírico, o que alivia indiretamente a ansiedade, comum aos pacientes pós-covid.
A UNIARP, por meio do setor de Extensão custeou o espirômetro, equipamento utilizado na área da saúde para avaliar a capacidade pulmonar e, com isso, mensurar a evolução dos idosos no decorrer do projeto.
A inspiração para o projeto se deu por um programa difundido na Inglaterra em que cantores de ópera, com conhecimentos práticos, auxiliam na reabilitação de pacientes com princípios da musicoterapia, pouco difundida no Brasil, mas com significativas melhorias na reabilitação dos pacientes, em especial nas alas intensivistas, como consta em muitos artigos do exterior.
“Nas minhas aulas de canto lírico obtive muita bagagem de técnicas de respiração e promover saúde a partir da música é uma realização não só acadêmica, como também pessoal. Conseguir unir duas paixões, a Medicina e canto, tem sido gratificante junto da equipe receptiva da Casa Lar São José e dos idosos que são muito amorosos”, comenta Eloise sobre a experiência.
Com os bons resultados alcançados, a acadêmica Eloise, junto da orientadora almejam dar continuidade ao projeto em 2023 com objetivo de buscar por mais resultados surpreendentes.