Dia 16 de setembro, o projeto de extensão PROESDE Ecobarreira da UNIARP em parceria com a Prefeitura de Caçador, por meio da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, realizaram a caracterização dos resíduos retidos na Ecobarreira no mês de agosto. As atividades são desenvolvidas pelos acadêmicos da Uniarp sob a coordenação do professor. A
caracterização dos resíduos no mês apresenta a quantidade de 0,03 kg de papelão, 3,26 kg de plástico, 0,38 kg de metal, 1,60 kg de isopor, 0,280 kg de matéria orgânica e 2,66 kg de vidro, totalizando 8,21 kg de resíduos retidos.
O professor Roger Francisco Ferreira de Campos explica que a maioria do material retido é matéria orgânica (folhas, galhos e madeira, aguapés, trocos), contudo, pode ser observado uma quantidade significativa de resíduos sólidos, como plásticos, isopor, latinhas, tecidos e borrachas. A quantidade de material avistado corresponde ao descarte irregular de resíduos nas vias públicas ou diretamente no Rio do Peixe.
Este estudo, com a observação do material coletado pela Ecobarreira, gera um alerta para a comunidade sobre a importância da destinação correta de resíduos, visto que todo resíduo descartado nas ruas de Caçador de forma irregular direta ou indiretamente possui como destinação final o Rio do Peixe.
Participação em Congresso latino americano
Dias 14, 15 e 16 de novembro, acadêmicos do curso de Biomedicina da UNIARP participaram do V