Dia 17 de setembro acadêmicos das disciplinas de Desenho Universal e Projeto Integrador I e II do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIARP, acompanhados pelos professores Ana Lúcia Córdova Wandscheer, Leonardo Passarin e Marcelo Wandscheer, realizaram atividade de extensão no município de Tangará/SC.
Foi realizado um Passeio Guiado com pessoas com deficiência, método, desenvolvido por Marta Dischinger, que busca evidenciar a percepção do usuário em situações reais de uso dos espaços, complementado por uma entrevista que ocorre simultaneamente, e possibilita que os acadêmicos entendam como é a relação dos usuários com o ambiente construído.
A atividade também seguiu o lema “Nada sobre nós sem nós”, adotado por pessoas com deficiência, que demonstra essa determinação pela busca da plena participação e inclusão.
A professora Ana Lúcia explica que o objetivo da utilização desse método é compreender como o usuário interage com o ambiente e identificar possíveis problemas que ocorrem pelas barreiras encontradas e a falta de facilitadores à acessibilidade. “Agradecemos o interesse e disponibilidade da Prefeitura de Tangará e a fiscal Patrícia Benke Bonatto de Lima Machado, Ari Martelli, Fávio Roberto Balbinot e Diego Jose Maciel Mendes para a realização da atividade”, encerra.
Na sequência alguns registros da atividade: