Curso de Medicina comemora bom desempenho em teste de progresso » Uniarp

23.11.22

Curso de Medicina comemora bom desempenho em teste de progresso

O curso de Medicina da UNIARP teve um bom desempenho no primeiro Teste de Progresso do Consórcio Novo Sul da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem).

“Para nós é uma conquista que merece ser comemorada e foi resultado da dedicação e seriedade com a qual os acadêmicos conduziram a prova e, é claro, dos professores que constroem diariamente o nosso currículo, essa é uma das provas que estamos no caminho certo”, avalia o coordenador adjunto do curso de Medicina da Uniarp, professor Me. Emyr Hiago Bellaver Andrade.

O professor Dr. Anderson Antônio Mattos Martins parabenizou aos acadêmicos pela seriedade no processo, professores e coordenadores pela condução. “O resultado mostra que estávamos certos na escolha da metodologia, na construção do projeto e na escolha da equipe de trabalho. Estamos há cinco anos empenhados na construção do melhor curso possível para os nossos estudantes. Destaco aqui o resultado na prova de saúde coletiva, é a resposta que precisávamos pela inclusão precoce, já na quinta semana típica do primeiro semestre do curso, de nossos alunos nas redes em nossos municípios parceiros. Parabéns a todos que investiram e apostaram em nosso curso de medicina”, comenta.

O Dr. Neoberto Balestrin, reitor da UNIARP da mesma forma parabenizou todos os acadêmicos, professores e equipe do curso de Medicina. “É um grande orgulho para nossa Universidade. É um trabalho que está sendo feito por muitas mãos e ficamos felizes por este bom desempenho. Nos motiva cada vez mais”, destaca.

O Teste de Progresso é uma avaliação cognitiva que verifica se o ganho de conhecimento por parte do estudante está sendo contínuo e progressivo, e como o conhecimento está sendo elaborado e consolidado nas áreas básicas e clínicas, importantes para o aproveitamento do internato e o desenvolvimento final do profissional.

Esse teste foi introduzido nos cursos de medicina na década de 1970 pela Kansas City Medical School da Universidade de Missouri (EUA) e pela então University of Limburg, hoje Universidade de Maastricht (Holanda). Desde então, várias outras escolas médicas passaram a utilizar esse método de avaliação de forma isolada ou em associação colaborativa.

O conteúdo do teste não está ligado a nenhum modelo de curso específico e, portanto, ele avalia os objetivos finais do currículo como um todo. O conteúdo de todos os tópicos do curso vai sendo continuadamente revisado, pois não se entende essa metodologia sem uma devolutiva consistente (feedback), na qual seja possível corrigir as falhas apresentadas durante o processo formativo. Os estudantes são incentivados a adotar um estilo de aprendizado longitudinal autodirigido e entendem que até o final de sua formação os conhecimentos elaborados deverão estar consolidados para o bom exercício da profissão.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

News

Leia mais notícias relacionadas

Library

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Guide to the city

Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

Tour 360

Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

Programa de Valorização da Vida

Espaço pensado para possibilitar o acesso aos conteúdos da Psicologia.

Diretório Central dos Estudantes

Adquira sua carteirinha estudantil para garantir benefícios.

Academic Calendar

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Library

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.