O curso de graduação em Medicina Veterinária da UNIARP busca a formação de um profissional com capacidade técnica, orientação humanista (forma de ser), uma formação intelectual (saber), e proporcionar o desempenho de suas atividades de forma eficiente, criativa e ética (saber fazer), desenvolvendo as competências gerais e específicas para exercer a profissão nas áreas da medicina veterinária.
São componentes curriculares do curso: Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Humanas e Sociais e Ciências da Medicina Veterinária (Zootecnia e Produção Animal; Inspeção e Tecnologia dos Produtos de Origem Animal; Clínica Veterinária; Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública).
A professora Dra. Rosana Ogoshi, coordenadora do curso explica que os componentes curriculares são distribuídos em 10 períodos, sendo que cada um há projetos integradores que visam sistematizar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes durante as disciplinas, como também, oferecer vivência prática-profissional mediante aplicação dos conhecimentos em situações reais e extensionistas. O curso será ofertado nos turnos matutino e vespertino e tem duração de no mínimo cinco anos.
As inscrições para o curso de Medicina Veterinária estão abertas no Seletivo de Verão 2023 e devem ser feitas no link https://seletivo.uniarp.edu.br/. Basta apresentar o certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, boletim de desempenho do ENEM (2018 a 2022). As inscrições são gratuitas.
Os resultados do processo seletivos serão disponibilizados diariamente no site https://uniarp.edu.br/processo-seletivo/ e os inscritos serão avisados por e-mail de confirmação para darem continuidade a matrícula.
Mercado de trabalho
A professora Dra. Rosana destaca que o campo de atuação do médico veterinário é amplo. “O mercado de trabalho para o egresso do Curso de Medicina Veterinária encontra-se em expansão, principalmente devido à notória relevância do setor primário na exportação brasileira”, explica.
Segundo ela, esse mercado nos últimos anos, aponta para algumas exigências adicionais quanto aos sistemas de criação animal para fins de produção. “Os sistemas que se preocupam com o bem-estar animal, com as fontes de alimentos adequados para as diferentes espécies, com a preservação ambiental, com o manejo que impeça maus tratos e com o método de abate, terão vantagens na comercialização de seus produtos”, elenca. Além disso, mecanismos de identificação das fontes de produção e sistemas de rastreamento são aspectos obrigatórios para o comércio exterior.
Ela destaca que em todas essas atividades é necessária a participação do médico veterinário. “Este profissional atende melhor às necessidades dessa nova tendência de modernização em métodos de produção animal e inserção na cadeia produtiva porque possui um amplo campo de atuação em clínicas veterinárias, inspeção sanitária, produção e reprodução animal, direção de hospitais veterinários e docência. Além disso, as situações pandêmicas reforçam o papel do médico veterinário na Saúde Pública”, ressalta.
Atuação do médico veterinário
Clínica animal, Cirurgia animal, Anestesiologia animal, Laboratório de diagnósticos, Laboratório de pesquisa em alimentos, Laboratório de pesquisa de medicamento de uso animal, Laboratório para análise de solo, foliar e água, Laboratório de embriões, Responsável técnico em feiras, leilões, biotério, exposições, zoológico, clínicas e hospitais veterinários, canil, fábricas de rações, matadouro, frigoríficos, laticínios, centro de equoterapia, unidades produtivas de animais, cooperativa, tecnologia de produtos de origem animal, defesa e vigilância sanitária animal, Consultor de impactos ao meio ambiente, reprodução e produção animal, Auditoria e inspeção em matadouro, frigorifico e laticínios, Discussão e elaboração de políticas públicas de saúde, perito, Comércio de medicamentos, alimentos e produtos destinados aos animais, Pesquisa e Projetos agropecuários, ambientais e do agronegócio.
Diferenciais do curso
Currículo integrado e metodologias ativas de aprendizagem;
Atividades a campo (aulas e visitas);
Uso de modelos anatômicos e aplicativos para práticas anatômicas e cirúrgicas;
Aulas práticas com atendimento a animais que necessitam de atendimento médico veterinário;
Melhor infraestrutura acadêmica da região – Laboratórios e consultórios especializados dotados de instrumentos e equipamentos de alta tecnologia, normas de biossegurança e funcionários técnicos especializados;
Corpo docente inserido no mercado;
Integração entre ensino e pesquisa;
Contato com experiências práticas em diferentes áreas de atuação profissional;
Parcerias com hospitais veterinários, clínicas e fazenda ensino.