Reunião discute valorização e direitos dos deficientes visuais e a revitalização da Associação de Deficientes Visuais Aurélia Bertotto » Uniarp

03.02.25

Reunião discute valorização e direitos dos deficientes visuais e a revitalização da Associação de Deficientes Visuais Aurélia Bertotto

Dia 31 de janeiro, foi realizada na UNIARP, uma reunião com deficientes visuais (baixa visão e cegos), da cidade de Caçador-SC, além de amigos e familiares. A reunião foi organizada pelo professor Dr. Joel Cezar Bonin e pelo mestrando Júnior Correa de Melo, ambos do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Sociedade (PPGDS).

Também esteve presente na reunião, o professor Paulo Izael Cardoso, da Coordenadoria de Extensão, Cultura e Relações Comunitárias e a professora Cleide Alves do Programa de Atendimento ao Deficiente (PAD) da UNIARP.

A proposta da reunião foi organizada a partir de duas dimensões importantes: a primeira esteve ligada a um projeto financiado pela FAPESC (Edital de Chamada Pública Fapesc nº 51/2024) voltado para a promoção dos direitos dos PcDs cegos e baixa visão. Nesse sentido, o professor Dr. Joel Cezar Bonin e o mestrando Júnior Correa de Melo expuseram brevemente quais são as principais intenções do projeto.

Um dos objetivos mais importantes se refere a valorização e conhecimento dos direitos deste público. Por isso, o projeto foi apresentado visando organizar, em 2025, uma formação capaz de incentivar o conhecimento sobre os direitos e possibilidades que os PcDs têm em nosso país do ponto de vista jurídico, social, cultural e empregatício.

Além disso, um dos pontos importantes destacados está ligado à possiblidade de interação e conexão com instituições nacionais e internacionais como a ONCB (Organização Nacional dos Cegos do Brasil: https://www.oncb.org.br/), a ULAC (União Latino-Americana de Cegos: https://www.facebook.com/ULACDigital/), a Fundação Dorina Nowill para Cegos (https://fundacaodorina.org.br/) e o Programa Ágora (https://www.oncb.org.br/programa-agora/) voltado para a capacitação de pessoas cegas/baixa visão para o mundo do trabalho.

A segunda dimensão apresentada na reunião esteve voltada para a revitalização da Associação de Deficientes Visuais Aurélia Bertotto (ADVAB) de Caçador. A associação foi fundada em 2008. Em 2018, suas atividades foram paralisadas.

A reunião teve um caráter muito positivo no sentido de mobilizar as pessoas envolvidas e efetivamente “reanimá-las” a ADVAB será revitalizada.

O objetivo é realizar encontros mensais ou bimestrais, discutindo ideias e assuntos ligados ao mundo das pessoas cegas/baixa visão para que possam reerguer e reorganizar a associação. Espera-se que, além dos contatos com outras organizações e fundações, os membros da Associação deem continuidade aos seus projetos pessoais resgatando sua dignidade, autoconhecimento e reconhecimento social.

A iniciativa está associada aos 17 ODS da Agenda 2030, principalmente o ODS 4 (Educação de qualidade) e ODS 10 (Redução das Desigualdades).

See More

O Programa Ágora é um Programa de Inclusão Profissional voltado às pessoas com deficiência visual, fundado há mais de 18 anos pela FOAL (Fundação ONCE para solidariedade com pessoas cegas na América Latina, com sede na Espanha: https://www.once.es/internacional/once-en-latinoamerica). Atualmente o projeto atua em diversos Países como Chile, Argentina, México, Colômbia, Bolívia, República Dominicana, Cuba, Equador, Uruguai, Paraguai e agora Brasil”.

Objetivos que apoiamos através desta iniciativa:

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

News

Leia mais notícias relacionadas

Academic Calendar

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Library

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.