Dia 11 de setembro, o delegado da polícia federal, caçadorense Marcus Pioli Luz, ministrou a palestra de abertura do VIII Ciclo de Estudos em Farmácia da UNIARP, que este ano discute a atuação do profissional de saúde na perícia criminal. Na sua palestra, o delegado Marcus Pioli falou sobre o controle de produtos químicos que podem ser utilizados como insumos na produção de drogas ilícitas.
O evento que conta com o apoio da FAPESC, prossegue dias 12 e 13 de setembro com palestras e Scape Rooms Científicos. A abertura do evento teve uma prévia de um scape room, com a participação de três pessoas da plateia. Eles tiveram que encontrar e decifrar pistas para salvar a vida de uma pesquisadora.
O objetivo do VIII Ciclo de Estudos em Farmácia é explorar um campo de atuação que desafia e inspira profissionais comprometidos com a verdade, a justiça e a preservação da saúde pública. O evento representa um marco significativo no avanço do conhecimento e na intersecção entre as áreas da saúde e da justiça.
A sala de autoridades teve a presença da professora Mestre Talize Foppa, coordenadora geral das graduações, professora Mestre Talita Regina Granemann Nunes, coordenadora do curso de Farmácia da UNIARP, professora Dra. Claudriana Locatelli, responsável pelo projeto do Ciclo de estudos junto a FAPESC e Dr. Edson Reis, consultor da empresa Hopper junto a UNIARP. O evento teve entrada solidária, com a doação de um quilo de alimento não perecível.
O momento cultural da noite foi com a Associação dos Amigos da Música e seu Quarteto de Cordas.
Dia 12 de setembro a palestra vai discutir “Perícia em local de crime”, com o perito criminal Márcio Bolzan, formado em Farmácia, especialista em local de crime, análises de perfis de manchas de sangue e papiloscopia.
Dia 13 de setembro o evento terá palestra sobre “Genética Forense”, com o perito criminal bioquímico, Clineu Julien Seki Uehara, formado em Farmácia e Bioquímica, especialista em biologia molecular.
Também dia 13, terá a palestra “Toxicologia dos entorpecentes”, ministrada pelo perito criminal da Polícia Científica do estado de São Paulo, Dr. Thiago Cezar Fujita, formado em Biomedicina, especialista em Patologia, em cena do crime, toxicologia e crimes cibernéticos.
Evento terá Scape Rooms Científicos
Dias 12 e 13 de setembro, na programação do VIII Ciclo de Estudos em Farmácia serão realizados “Scape Rooms Científicos”. O evento promete testar o conhecimento e a sagacidade dos acadêmicos da UNIARP em situações de vida ou morte relacionadas à ciência.
O evento, é composto por duas salas de Scape Room diferentes, cada uma com um tema intrigante e complexo. Os participantes terão que trabalhar em equipe para resolver quebra-cabeças e desvendar mistérios científicos que envolvem vidas em perigo.
Ambas as salas foram projetadas para testar não apenas o conhecimento dos estudantes, mas também suas habilidades de trabalho em equipe, comunicação e capacidade de tomar decisões sob pressão. Os professores da UNIARP estarão presentes para orientar e avaliar o desempenho dos participantes, garantindo que o aprendizado seja uma parte fundamental dessa experiência emocionante.
O objetivo principal dos “Scape Rooms Científicos” é promover o pensamento crítico, a aplicação prática do conhecimento científico e a colaboração entre os estudantes. Além disso, busca inspirar paixão pela ciência ao mostrar como os conceitos aprendidos em sala de aula podem ser aplicados a situações do mundo real. E ainda, haverá prêmios para quem escapar primeiro da sala.