No ambiente acadêmico do Núcleo Comum da Saúde, composto por cursos como Fisioterapia, Enfermagem, Biomedicina, Farmácia e Nutrição, a importância da comunicação eficaz é fundamental para o desenvolvimento profissional. Sob a orientação dos professores Alesandra, Clayton e Genéia, uma aula prática interdisciplinar foi conduzida com o intuito de aprimorar as habilidades de comunicação dos futuros profissionais da saúde e fortalecer o trabalho em equipe.
O início da aula foi marcado por uma dinâmica de brainstorming, onde os acadêmicos puderam compartilhar seus conhecimentos prévios sobre técnicas de comunicação na área da saúde. Em seguida, ocorreu um momento de nivelamento e discussão, preparando o terreno para a etapa seguinte. Os acadêmicos foram agrupados de acordo com seus cursos e desafiados a realizar pesquisas sobre anamnese relacionadas às suas áreas específicas, com o objetivo de integrar esses conhecimentos à prática profissional.
No ponto alto da aula, cada grupo foi apresentado a um caso clínico adaptado às particularidades de sua área de estudo. A partir desses cenários simulados, os acadêmicos foram instigados a aplicar suas habilidades de comunicação de forma ética, empática e humanizada durante a interação com os pacientes fictícios. Essa abordagem prática e imersiva não apenas solidificou o conhecimento teórico, mas também preparou os estudantes para enfrentar desafios reais com confiança e competência.
A colaboração entre os grupos, cada um contribuindo com sua expertise, enriqueceu o processo de aprendizagem e ressaltou a importância da interdisciplinaridade na prática profissional. A simulação de casos clínicos não só capacitou os acadêmicos a aplicar seus conhecimentos de forma significativa, mas também promoveu uma visão holística e integrada da assistência à saúde. Essa metodologia pedagógica inovadora demonstrou ser uma ferramenta valiosa para preparar os futuros profissionais da saúde não apenas para compreenderem os conceitos teóricos, mas também para aplicá-los de maneira eficaz em suas futuras práticas profissionais.