Dia 15 de março foi realizado o lançamento do laboratório de Inovação em Saúde e Bem-Estar Docente da UNIARP, o primeiro do Brasil. Também foi realizada a apresentação do projeto de pesquisa: “Saúde e Bem-Estar Docente”, aprovado na FAPESC e coordenado pelo professor Dr. Ricelli Endrigo.
O laboratório, coordenador pelo Dr. Ricelli vai desenvolver pesquisas com o intuito de criar programas multicomponentes que promovam a melhoria da saúde física e mental, bem como a redução das doenças relacionadas ao exercício da docência. O novo espaço recebeu investimentos da FAPESC através do Edital 54.2023 (Grupos de Pesquisa), em parceria com a ACAFE.
O laboratório também vai atuar na construção de instrumentos de avaliação e acompanhamento da saúde e bem-estar dos professores, assim como a proposição de programas de intervenção.
A solenidade teve a presença do reitor da UNIARP, Dr. Neoberto Geraldo Balestrin, Alencar Mendes, prefeito de Caçador, vice-Reitor de Administração e Planejamento, professor Claudinei Bertotto, professora Dra. Fátima Noely da Silva, coordenadora do Programa UNIARP nas Escolas, professor Mauricio Pinheiro, coordenador Regional da CRE – Caçador e professor Dr. Levi Ülse, coordenador do Programa Mestrado e Doutorado da UNIARP. Também estavam presentes professores e integrantes da equipe da Secretaria de Educação e da CRE, além de representantes da ACIC, Hospital Maice e outras entidades.
O evento teve ainda palestra com o pesquisador Dr. Roberto Moraes Cruz da UFSC com o tema: “Saúde Docente: desafios e perspectivas”.
Na apresentação oficial do laboratório e do projeto de pesquisa, Dr. Ricelli Endrigo destacou o elevado número de afastamentos de professores por sintomas osteomusculares e estresse. “A pesquisa existe para solucionar um problema e estamos trabalhando com este objetivo. Identificamos este problema com os professores, com o aumento significativo de doenças relacionados ao trabalho e afastamentos. E no passado, foi aprovado o projeto de pesquisa”, explica.
A pesquisa, que tem o apoio da Fapesc, vai trabalhar com uma amostra de 50 professores que atuam na educação básica de Caçador, durante o período de um ano.
Os professores serão divididos em dois grupos, onde um vai sofrer intervenção multicomponente incluindo: apoio nutricional, terapia cognitiva comportamental, atividades físicas orientadas, exercícios terapêuticos e profiláticos. E o outro grupo, será somente de controle, onde serão avaliados em: aptidão física, estado nutricional, riscos cardíacos, atividade imunológica e sintomas de dor. “No laboratório, vamos trabalhar em diversas frentes, indo além da pesquisa. Queremos promover a saúde dos professores, desenvolver produtos, acompanhar a saúde e o bem estar docente, atuando com uma equipe multidisciplinar. Este Laboratório é um marco na região e no brasil, pela proposta de inovar na área da saúde e bem estar docente”, avalia Dr. Ricelli.
Após o evento, o público participou de uma visita guiada para conhecer a estrutura da UNIARP.
Equipe e parceiros do projeto:
Dr. Ricelli Endrigo (coordenador), Dra. Fatima Noely da Silva (Serviço Social e Programa UNIARP nas Escolas), Dr. Roberto Moraes Cruz (UFSC- Laboratório Fator Humano), Me. Liamara Basso Dala Costa (Fisioterapia), Me. Jorge Luiz Velasquez (Educação Física), Me. Ana Claudia Lunelli Moro (Nutrição), Débora Cunha de Almeida (Psicologia), Prof. Marina Werner (Nutrição), Rosana D´Agostini (Extensão, Cultura e Relações Comunitárias), Leatrice Tesser (Administração), Me. Leonardo Passarin (Administração) e Fábio Pitanga (Medicina), Ana Lúcia Baú (Arquitetura), Jaqueline Souza (Educação Física), além de Graduandos, estudantes de iniciação científica, Mestrandos, Doutorandos e Pós doutorandos.
Melhorar a qualidade de vida dos professores
Além da atuação junto as escolas, a UNIARP terá uma ação interna, junto ao setor de recursos humanos, com o projeto: “Cuidando o nosso bem maior”, o qual atenderá os colaboradores.
O reitor da UNIARP, Dr. Neoberto Balestrin agradeceu toda a equipe pelo empenho neste trabalho que tem o objetivo de tornar a Universidade referência em saúde e bem-estar docente.