Durante o ano de 2022 o acadêmico Felipe Locatelli, do curso de Psicologia da UNIARP desenvolveu ações do projeto PAEC: “Saúde começa na escola: educação em saúde no uso de Narguilés e dispositivos eletrônicos”. Por meio de palestras e rodas de conversas, ele abordou questões sobre o uso de narguilé, vapers e POD, citando o contexto desses dispositivos e seus malefícios na saúde dos adolescentes. O projeto tem orientação do professor Ms. Mozartt Arthur Bondan.
Participaram das ações, estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e do Colégio de Aplicação.
O acadêmico também realizou palestras abordando o contexto patológico do uso prolongado do narguilé e dos dispositivos alheios (Vaper e POD) quanto à questão do vício e substâncias cancerígenas presentes.
Todo material usado foi construído durante o ano, visando a questão emergencial do modismo do narguilé e seus malefícios que afetam principalmente essa geração de jovens. O acadêmico Felipe e o professor Mozzartt organizaram o projeto visando a prevenção de doenças decorrentes.
Além das intervenções nas escolas, foi criado um perfil no Instagram (@maissaudeuniarp), onde se pode encontrar mais informações a respeito dos malefícios do narguilé e seus dispositivos alheios, como também dicas de saúde.