As egressas do Programa de Pós-Graduação e Educação Básica da UNIARP: Fabiana Becker e Vânia Lusa, participaram dia 20 de abril da “III Jornadas Internacionais de Educação Literária”, promovida pelo Centro de Investigação e Estudos da Criança do Instituto de Educação, da Universidade do Minho, Campus de Gualtar, de Braga, Portugal.
As egressas apresentaram os principais resultados conquistados pelas pesquisas desenvolvidas em sala de aula na promoção e incentivo do aprendizado da língua inglesa. As pesquisas foram apresentadas por meio da plataforma Zoom e cada egressa teve em torno de 15 minutos para sua apresentação.
Fabiana Becker apresentou o seguinte tema “Contribuição para uma ressignificação do processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa: uma abordagem para a formação da consciência cultural e transcultural no primeiro ano do ensino médio em uma escola do município de Rio do Oeste, do estado de Santa Catarina, Brasil”.
Vânia Lusa falou sobre a “Abordagem adotada pelo Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas e a Base Nacional Comum Curricular para o ensino de língua inglesa”.
O professor Dr. Joel Bonin destaca que a participação das egressas do PPGEB foi muito importante para a difusão dos trabalhos desenvolvidos na UNIARP e a sua sintonia com pesquisas e trabalhos desenvolvidos em outros contextos, inclusive internacionais. Nesse sentido, demonstraram o compromisso tanto com a localidade como com a globalidade, principalmente porque na educação básica, o ensino do idioma inglês nem sempre é valorizado, apesar de ser sabido o quanto este idioma é fundamental para o desenvolvimento pessoal, para o mundo do trabalho e para as relações internacionais.
“Cada vez mais nossa instituição tem demonstrado seu valor em todos os aspectos e dimensões; assim, ao apresentar nossas pesquisas em evento de educação de tão notável reconhecimento, nos traz imenso orgulho”, comenta.
See More
Em 2021, ainda em situação pandêmica, nos dias 22 e 23 de abril, tiveram lugar as I Jornadas Internacionais em Educação Literária, organizadas pelo Centro de Investigação em Estudos da Criança/Instituto de Educação da Universidade do Minho, Rede de Bibliotecas de Braga, Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e Grupo Literalise/Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil), com o tema “Acordar a primavera”, que refletiu sobre o exercício libertário da leitura literária e propôs um despertar da Educação Literária para a formação de hábitos leitores mais consolidados.
Em 2022, o evento foi realizado segundo os moldes do ano anterior e as Jornadas, nesta terceira edição, buscaram alargar os seus horizontes e convocar as memórias afetivas das diversas identidades leitoras, para firmar um compromisso com a formação do leitor literário.
Fonte: https://fernandouminho.wixsite.com/jornadaseducliterari.