Dia 13 de novembro será realizado no auditório da Reitoria da UNIARP, o IX Encontro Técnico-Científico de Agronomia, um evento de qualificação para estudantes e professores de Agronomia e profissionais da área agronômica da região de Caçador. O evento será realizado em parceria com o PAEC.
O palestrante do evento será o engenheiro agrônomo Dr. Gregory Kruker. Ele vai falar sobre sistemas de cultivo orgânico: desafios e perspectivas para o agronegócio ecológico.
A demanda por produtos saudáveis e orgânicos é crescente no mundo todo. O consumidor cada vez mais se preocupa com os alimentos consumidos, a forma como são produzidos e observa-se uma crescente procura por produtos orgânicos, cultivados livre de defensivos agrícolas que poderão prejudicar a saúde do consumidor.
O uso de práticas que respeitam o meio ambiente como a rotação de culturas, a utilização de fertilizantes considerados naturais, mais adequados ao crescimento das plantas, a própria adubação verde e compostagem, entre outros processos, são exemplos de práticas sustentáveis.
Um dos principais desafios diz respeito à reduzida oferta local e regional de insumos e processos agropecuários para o manejo do solo e a nutrição vegetal, tornando-se uma demanda importante para os profissionais e estudantes da área agronômica.
Compreender a dinâmica dos processos produtivos da agricultura orgânica e seus desafios são fundamentais para uma agricultura orgânica, biodinâmica, em um contexto de produção conservacionista, visando a saúde do solo e por consequência a saúde dos produtores e consumidores.
O Encontro Técnico-científico de Agronomia é fundamental para a divulgação de novas tecnologias diretamente para estudantes, técnicos e produtores rurais, o que permite otimizar o processo produtivo agrícola, diminuindo os impactos ambientais, reduzindo custos com insumos e mão de obra, fazendo com que os produtores atualizem seus conhecimentos e se tornem mais competitivos no mercado de orgânicos e, consequentemente, maior lucratividade, permitindo a melhoria da qualidade de vida de toda cadeia.