A UNIARP esteve representada no III Encontro Integrado das Ligas Acadêmicas de Medicina realizado pela Unidavi, em Rio do Sul-SC, dias 26 e 27 de agosto.
O discente da 7ª fase do curso de Medicina da Uniarp, Alex Moreira Souza, esteve presente no evento, apresentando o estudo intitulado: “Lombalgia e o trabalhador rural”. O estudo foi orientado pelo professor Me. Eduardo Barbosa Lopes, da UNIARP e pela professora Dra. Cristianne Confessor Castilho Lopes, da Univille.
O coordenador adjunto do curso de Medicina da Uniarp, professor Me. Emyr Hiago Bellaver Andrade explica que os acadêmicos e professores são estimulados para a produção técnico e científica, por meio de publicações e apresentações de trabalhos em eventos científicos – o que faz parte da política de pesquisa da Uniarp.
Além disso, a participação do estudante representa uma importante interação interinstitucional, que é fomentada pelo curso por meio das ligas, e por meio de toda construção metodológica do curso de Medicina da Uniarp. “A participação em eventos científicos ainda é importante forma de propiciar ambiente para que o acadêmico se desenvolva de forma autônoma, empoderada, tendo do docente coparticipante, um facilitador/mediador nos processos de ensino e aprendizagem inovadores e continuados”, comenta o professor Emyr Hiago.
O estudante também é bolsista da Plataforma On, a plataforma das universidades comunitárias – que é um ambiente dedicado à integração, apoio, prospecção e potencialização de ações das Instituições de Ensino Superior Comunitárias, que tem por objetivo aproximar a sociedade das inovações geradas pelas Universidades Comunitárias.
O evento
O tema do III Encontro Integrado das Ligas Acadêmicas de Medicina foi “Ciência, Tecnologia e Inovação no Processo Saúde-Doenças dos Trabalhadores Rurais”. O tema foi escolhido considerando a importância econômica e social da agricultura para a região do Alto Vale, nesse ano o evento apresentará como temática Ciência, Tecnologia e Inovação no Processo Saúde-Doença de Trabalhadores Rurais.
O Encontro recebeu participantes de várias regiões e contou com a presença de renomados pesquisadores/ palestrantes de diferentes regiões do Brasil e que abordarão temas como as dimensões de saúde, principais doenças no ambiente rural, vigilância em saúde dos trabalhadores rurais, entre outros.
Também, para promover a integração entre sociedade e o meio acadêmico, agricultores e produtores familiares foram previamente selecionados para realizar exposição e venda de seus produtos durante o evento.