A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) realizou de 24 a 27 de maio o V EDUINTER (Seminário de Pesquisa com Intervenção na Educação Básica) e I Seminário Integrado de Pesquisa das Licenciaturas. Os eventos foram iniciativas do Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB) e dos Cursos de Licenciatura de Pedagogia e Educação Física da UNIARP, sendo destinados a pesquisadores, professores (da Educação Básica e Ensino Superior), secretários de educação, profissionais da área da educação, estudantes das licenciaturas e da Pós-graduação Lato e Stricto Sensu em Educação.
Os eventos contaram com a participação de palestrantes nacionais, entre eles, a Dra. Helena Maria Ferreira da UFLA (Lavras-MG), a Dra. Marizete Bortolanza Spessatto, do IFSC (Florianópolis-SC), o Dr. Flávio Ruckstadter da UENP (Jacarezinho-PR) e a Dra. Cinthia Lopes da Silva UFPR (Curitiba-PR), assim como os seguintes palestrantes internacionais: o Dr. Ramon Garrote Jurado da Universidade de Borås (Suécia), a Dra. Verónica Violant Holz da Universidade de Barcelona (Espanha) e a Dra. Myriam Ortiz Padilha da Universidade Simón Bolívar (Colômbia).
Contaram com uma mesa para discussões com Secretários de Educação da microrregião do Alto Vale do Rio do Peixe: Lenira de Cácia Carneiro Rupel, Secretária de Educação de Caçador, Jussara de Souza Guedes, Secretária de Educação de Timbó Grande e Ricardo José Brugnago, Secretário de Educação de União da Vitória.
Nos eventos também foi lançado um livro coordenado pela egressa do PPGEB/UNIARP, Sílvia Laís Cordeiro, e apresentados mais de 98 trabalhos por 165 autores/coautores. A socialização das pesquisas e relatos de experiência aconteceu por meio de salas virtuais do Microsoft TEAMS. Vale ainda comentar que 529 pessoas se inscreveram de diferentes instituições de ensino que participarem presencial ou remotamente pelo canal oficial do Youtube da UNIARP.
Destaca-se, também, a apresentação cultural com o Prof. Gilson Gustavo Ribeiro e Profa. Suliane Scheuer, ambos da Associação dos Amigos da Música – AMIMU
Esse movimento demonstra o compromisso com a formação, pesquisa e extensão dos Cursos de Licenciatura e a abrangência do PPGEB/UNIARP no que se refere ao trabalho em rede, realizado em parceria com muitas outras universidades nacionais e internacionais. Nesse sentido, os eventos se constituíram em um espaço de interlocução e difusão de pesquisas desenvolvidas em diferentes contextos, valorizando o conhecimento de soluções para demandas reais.
Vale ainda agradecer, em especial, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) pelo apoio e fomento à pesquisa e pelo financiamento para a concretização deste evento tão importante para a educação regional.