A acadêmica Odete de Maia de Souza acadêmica do curso de Serviço Social e bolsista do FAP, está desenvolvendo projeto de pesquisa: “As expressões da violência contra crianças e adolescentes atendidas pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) e Conselho Tutelar de Caçador/SC”.
O objetivo deste projeto é analisar as formas de violência cometidas contra crianças e adolescentes, notificadas pelo CREAS/Caçador e Conselho Tutelar, no ano de 2024, através de dados institucionais.
O projeto é financiado pela UNIARP e realizado em parceria com Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Tutelar de Caçador. O projeto tem orientação da professora Dra. Hillevi Maribel Haymussi.
Segundo Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023, o Brasil registrou o maior número de casos de estupro e estupro de vulnerável na história do país, com um total alarmante de 74.930 vítimas.
Recentemente, a Polícia Civil de Santa Catarina divulgou dados alarmantes: nos primeiros cinco meses deste ano, o estado registrou mais de mil casos de abuso e violência contra crianças e adolescentes, com idades entre zero e 17 anos. A maioria dos suspeitos são pessoas próximas às vítimas, o que torna a situação ainda mais preocupante.
Os números são chocantes: de janeiro a maio deste ano, já foram registrados 1.444 casos de estupro de crianças e adolescentes no estado. Para se ter uma ideia, esse número é quase equivalente ao total de casos registrados durante todo o ano passado.