Dia 06 de novembro, acadêmicos do curso de Educação Física Híbrido da UNIARP Caçador, realizaram o Projeto Integrador com a temática Futsal como proposta na socialização cooperação e desenvolvimento de aptidões motoras.
A atividade foi desenvolvida no município de Brunópolis junto ao Projeto Cidadão do Futuro e do Polo da Escolinha da Chapecoense.
Dentro das atividades desenvolvidas o Projeto Integrador teve como objetivo principal: Organizar um evento de futsal social possibilitando a cooperação, socialização pela prática interativa da modalidade não competitiva. Dentro das organizações do projeto, essa foi uma das etapas, sendo que outras faziam parte do contexto do trabalho dos acadêmicos.
Participaram da atividade em Brunópolis cerca de 18 acadêmicos dos 34 matriculados no curso, correspondentes a fase do qual estão inseridos. Os acadêmicos foram acompanhados pelo professor orientador do projeto Me. Lindomar Palmera e pela coordenadora do ensino EaD professora Inês Maria Gugel Dummel.
Cerca de 80 crianças participaram do evento de futsal, além das atividades recreativas, lúdicas e cooperativas.
O desafio era trabalhar com crianças, dando aos acadêmicos a vivência prática e experiência da atuação profissional dentro da modalidade de futsal e desenvolvimento motor.
Além das atividades, os acadêmicos juntos com a coordenação do curso de Educação Física na pessoa do professor Me. Jorge Velasquez e da UNIARP Caçador, disponibilizaram lanche para todas as crianças e uma medalha de participação aos que estiveram no evento.
Os acadêmicos presentes junto com os demais matriculados organizaram arrecadações de cones, bolas, e materiais para treinamentos para as crianças do projeto como doação para a associação. “Os objetivos e metas foram alcançadas, principalmente no envolvimento dos acadêmicos entre o ensino e aprendizagem na Universidade, com a aplicação dos trabalhos que foram desenvolvidos em Brunópolis”, informa o professor Jorge.
Os Projetos Integradores possibilitam a vivência e experiência. “Acreditamos que os desafios dos projetos fazem dos acadêmicos, naquele momento, levarem à prova os ensinamentos e conhecimentos que estão adquirindo na formação acadêmica. Projetam suas ideias, constroem na prática seus planejamentos e colocam à prova suas metas de planejamento. Fica o agradecimento ao professor Vanderlei Ribeiro, professor e presidente do projeto, pela recepção, organização e pela intervenção de possibilitar o trabalho aos acadêmicos do Curso de Educação Física Híbrido da Uniarp Caçador”, encerra.