História de sucesso da Temasa é destaque no Painel do Egresso do curso de Ciências Contábeis » Uniarp

15.08.24

História de sucesso da Temasa é destaque no Painel do Egresso do curso de Ciências Contábeis

Dia 13 de agosto, foi realizado o painel do egresso do curso de Ciências Contábeis da UNIARP. O evento teve a participação do casal Leonir e Lire Tesser, diretores e fundadores da Temasa Indústria de Móveis.

Para acadêmicos e professores do curso de Ciências Contábeis, Leonir e Lire apresentaram um pouco da história de superação da indústria familiar, que exporta cem por cento da produção, emprega 700 colaboradores, e tem no portfólio clientes como a sueca IKEA, marca global de móveis e decoração.

“Tínhamos o sonho de ter o nosso próprio negócio para arrumar um trabalho para mim. Precisava levar renda para casa. Esse sonho aconteceu em março de 1990. Alugamos uma marcenaria de 250 m². Tinha um funcionário marceneiro e eu. Fazíamos portas e janelas e vendíamos nos arredores do bairro onde estava instalada a empresa”, conta Lire, que é filha de agricultores, nasceu em Xanxerê, mas mudou-se aos 13 anos para Caçador para morar com tios e estudar.

“É um orgulho saber de onde saímos e contar essa história. Todas as dificuldades que passamos transformamos em grandes oportunidades”, disse Leonir, que é natural de Caçador e, à época, era contador de uma empresa. “Temos que ter coragem para algumas coisas. Em 1992 ampliamos a marcenaria e tomei a decisão de abandonar a profissão de contador, na qual ganhava 15 salários mínimos por mês, e passei a trabalhar só pelo valor da comida. Nessa época tínhamos dois funcionários na marcenaria”, relatou.

O início da virada nos negócios se deu a partir de 1993 quando começaram a fabricar portas de madeira de pinus para exportação. O primeiro contrato foi firmado em fevereiro de 1993 para produção de mil portas por mês, depois da visita de um importador Mexicano, contou Leonir.

Em janeiro de 1995 ele fez a primeira viagem para o exterior para prospectar negócios em que pudesse fabricar produtos a partir do uso da madeira curta, que são ripas pequenas, geralmente sobras do processo produtivo. Na viagem, ele conheceu um parceiro francês que tinha um produto que usava esse tipo de madeira e fecharam um contrato de envio de dois contêineres por mês. Outro marco da empresa foi em 2003 quando participaram de um programa do Sebrae, com foco em qualidade. “Crescemos 108%. Foi um salto. Em 2011 e 2012 crescemos só no volume de exportação mais de 40%”, afirmou.

Em diversas partes do relato, Leonir e Lire destacaram a importância do profissional de Ciências Contábeis na gestão da empresa. O painel levantou importantes temas relativo à carreira acadêmica e profissional da contabilidade.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

News

Leia mais notícias relacionadas

Visita técnica

Acadêmicos do curso de Medicina da UNIARP, divididos em duas turmas, realizaram visitas técnicas ao Presídio Regional

Library

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Guide to the city

Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

Tour 360

Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

Programa de Valorização da Vida

Espaço pensado para possibilitar o acesso aos conteúdos da Psicologia.

Diretório Central dos Estudantes

Adquira sua carteirinha estudantil para garantir benefícios.

Academic Calendar

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Library

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.