A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), vem realizando uma série de ações sobre procedimentos a serem realizados para prevenção da entrada da Influenza Aviária no plantel avícola da região.
A Uniarp, tendo conhecimento do relevante trabalho que é realizado pela Cidasc, promoveu um encontro para debater sobre a Influenza Aviária, reunindo os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária dia 15 de março no auditório da reitoria.
O encontro foi conduzido pelo gestor Regional da Cidasc de Caçador Luís Felipe Sperry Bratti e pelo coordenador de Defesa Sanitária Animal, Ubirajara Capri Muliterno.
O trabalho das equipes da Cidasc se concentra no repassa de diversas informações, como nas ações de contingência a serem adotadas em caso de possível foco, estratégias e orientações aos produtores rurais tanto da cadeia produtiva, além de reforçar a importância de notificações à Cidasc em casos suspeitos.
O evento foi organizado pela coordenadora do curso de Agronomia, Me. Caroline de Fatima Esperança, coordenadora do curso de Medicina Veterinária Dra. Rosana Claudio Silva Ogoshi e pela professora da disciplina de administração rural, Dra. Juciele Marta Baldissarelli.
A Influenza Aviária, também conhecida como Gripe Aviária, é uma doença provocada por um vírus contagioso, que pode afetar a saúde de aves domésticas e silvestres. Infecções esporádicas em pessoas que tiverem contato direto com as aves infectadas também podem ocorrer. Até este momento, o vírus mais infeccioso e letal, chamado de alta patogenicidade, ainda não foi detectado no nosso país. Nas aves, essa doença afeta grande quantidade de animais e provoca mortalidade elevada. Os principais sinais clínicos observados são: falta de coordenação motora; torcicolo; dificuldade em respirar; intensa diarreia.