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07.03.24

Início de Doutorado integra pauta de Seminário de Autoavaliação e Planejamento do PPGEB da UNIARP

A equipe de docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica (PPGEB Mestrado e Doutorado) participaram do XIII Seminário de Autoavaliação e Planejamento, realizado com o objetivo de analisar os resultados da autoavaliação e planejar ações para o alcance das metas do quadriênio 2021-2024.

O seminário aconteceu no Laboratório de Inclusão Digital e Projetos Criativos Ecoformadores (LABCet) nos dias 23 e 24 de fevereiro e, teve com um dos pontos de discussão, o Doutorado Profissional em Educação Básica.

Sendo o único Doutorado Profissional em Educação Básica de Santa Catarina, o curso stricto sensu tem como objetivo precípuo promover ações pautadas no compromisso com a inovação e com a relevância da própria produção de materiais para a formação e a qualificação profissional de professores da educação básica, uma vez que o resultado dessa formação gera contribuições de grande impacto social, cultural e científico com repercussões locais, regionais, nacionais e internacionais.

Para tanto, tem sua proposta alicerçada nos bons resultados alcançados na consolidação do Mestrado Profissional de Educação Básica, o qual atingiu a nota 4 na última avaliação da CAPES, em Educação.

Com início previsto para o dia 10 de maio de 2024, o Doutorado foi recentemente aprovado pela CAPES e ofertará anualmente seis vagas, beneficiando a formação de profissionais pesquisadores interessados em aprofundar seus estudos e colaborar para o desenvolvimento da Educação Básica.

Durante o seminário, a Comissão de Autoavaliação (CAA) do PPGEB apresentou os resultados da avaliação interna, trabalho este realizado com o apoio da Comissão Própria de Autoavaliação (CPA) da UNIARP.

Também foram socializados dados específicos sobre produção dos docentes, dos egressos e dos estudantes, compilados com o objetivo de confrontar os resultados do ano de 2023 com os obtidos durante 2021 e 2022, portanto, os dois primeiros anos do quadriênio (2021-2024) e, a partir do constatado, definir as ações para este ano, visando o alcance das metas previstas no Planejamento Estratégico do Programa.

Os dados dos dois primeiros anos foram encaminhados pela CAPES à coordenação do PPGEB no segundo semestre de 2023, juntamente com os dados dos outros programas profissionais na área da Educação do país. Os resultados dos dois primeiros anos do quadriênio foram discutidos no Seminário de Meio-Termo, que aconteceu em Brasília em novembro de 2023.

Para a Coordenadora do PPGEB, professora Dra. Marlene Zwierewicz, que participou no Seminário de Meio-Termo, é com base nos resultados da avaliação realizada pela CAPES e no processo de autoavaliação realizado pela CPA e pela CAA que são obtidos os parâmetros para confrontar a distância entre os avanços conquistados e os desafios diante das metas propostas no Planejamento Estratégico.

Ela também afirmou que, no geral, o PPGEB se destaca pelas atividades que desenvolve, especialmente pelo referencial teórico-metodológico que orienta suas práticas, pelo compromisso com a Educação Básica na região de inserção da UNIARP, pela qualidade das pesquisas e pelo estímulo à internacionalização.

Como exemplos, a coordenadora destaca os eventos internacionais que o PPGEB vem coordenando, a inclusão de dois professores colaboradores internacionais na equipe de docentes do PPGEB (uma professora da Universidade de Barcelona, Espanha, e um professor da Universidade de Borás, Suécia) e o estímulo à mobilidade docente e discente, como acontecerá com a presença de uma doutoranda da Universidade Católica de Manizales, Colômbia, que realizará seu intercâmbio internacional nas dependências da UNIARP em maio do corrente ano.  

A Coordenadora da CAA, professora Dra. Madalena Pereira da Silva, destacou a relevância do seminário como uma estratégia significativa para o Planejamento estratégico e acompanhamento contínuo dos resultados das avaliações internas e externas, de modo a enfatizar que as atividades desenvolvidas pelo programa da UNIARP caminham de mãos dadas com o PDI institucional e com as demandas de um processo de incremento da qualidade da educação em nossa microrregião.

Neste contexto, as expectativas para 2024 são muito boas e a procura pelos professores da educação básica da região é cada vez maior. Isso se justifica pois no processo seletivo para o ingresso dos mestrandos da turma 9/2024, mais de 30 professores da região participaram do processo seletivo, o que demonstra um grande interesse pela formação continuada e a qualidade das discussões e temas abordados pelo PPGEB por meio de seu corpo docente.

Para finalizar, é bom destacar ainda que há duas vagas para a inscrição e matrícula no Mestrado Profissional em Educação Básica. As inscrições vão de 07 a 11 de março, com o início das aulas previsto para o dia 22 de março: https://uniarp.edu.br/wp-content/uploads/2024/03/Edital-001-2024-Vagas-Remanescentes-T9-2024.pdf

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