Acadêmicos do curso de Biomedicina da UNIARP participaram de uma atividade prática integrada que uniu os conhecimentos das disciplinas de Hematologia I, Urinálise e Laboratório Clínico. Esta prática teve como objetivo a utilização de simulação clínica de alta fidelidade com atores, permitindo a encenação de casos clínicos que abrangeram as três áreas das análises clínicas, proporcionando uma experiência importante e interdisciplinar para os participantes.
O principal objetivo da aula foi integrar os conhecimentos adquiridos nas diferentes atividades curriculares, promovendo uma inter-relação entre as disciplinas e requerendo dos alunos a aplicação de conteúdos aprendidos em semestres anteriores noutras atividades curriculares, tidas como disciplinas do núcleo comum. Essa abordagem interdisciplinar visa preparar os estudantes de forma abrangente, e consolidando a formação do perfil profissional egresso do curso.
A coordenação do curso avalia fundamental a interrelação disciplinar, fortalecendo a integração do currículo e moldando o perfil profissional dos egressos. Esta prática é parte integrante do movimento por competências, um projeto desenvolvido pela coordenação do curso para o ano de 2024. Este projeto enfatiza a interdisciplinaridade e o resgate de conteúdos prévios, estimulando a formação por competências nos anos avançados do curso. Vale ressaltar que essa abordagem já foi implementada no primeiro período do currículo de 2024, demonstrando um compromisso contínuo com a inovação pedagógica e a excelência na formação dos alunos.
A atividade prática integrada atingiu seus objetivos pedagógicos e também reforçou a importância de práticas interdisciplinares no currículo de Biomedicina.
A coordenação e os professores estão comprometidos em manter e aprimorar estas atividades, garantindo que os alunos recebam uma formação completa e atualizada, alinhada com as demandas do mercado de trabalho e as melhores práticas educacionais. A experiência vivida nesta prática integrada contribui para o desenvolvimento das competências necessárias para a atuação profissional dos futuros biomédicos.