Uma capacitação sobre como agir em casos de engasgamento ou parada cardíaca foi realizada dia 19 de setembro, no auditório da escola do bairro Nações em Fraiburgo, para profissionais da área de educação física que atuam no município.
A capacitação faz parte do projeto integrador do curso de Educação Física da UNIARP e teve a participação de acadêmicos e orientação do professor Me. Lindomar Palmera. Bonecos para reanimação e outros materiais e equipamentos de alta tecnologia foram utilizados na capacitação.
A atividade teve a presença do professor Jorge Luiz Velasquez, coordenador do curso de Educação Física. “Foi um evento muito importante, que teve a participação dos nossos acadêmicos e do professor Lindomar, fortalecendo a conexão entre o ensino e aprendizagem trabalhado dentro da universidade”, comenta o professor Jorge, que agradece o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Fraiburgo.
A atividade contempla a Lei Lucas, que está na legislação do Brasil desde 2018. A lei exige a capacitação de todos os profissionais de educação sobre primeiros socorros. A lei 13.722/18 levou o nome de Lucas para homenagear Lucas Bigalli, um menino de 10 anos que morreu devido a um sufocamento mecânico por alimento, durante um passeio escolar em setembro de 2017. Nenhum de seus professores na época tinha técnicas de primeiros socorros para socorrê-lo. Até a chegada do socorro, Lucas teve várias paradas cardiorrespiratórias e não sobreviveu.