As acadêmicas do curso de Agronomia da UNIARP, Rafaela de Almeida Mello e Talia Batalhon realizaram a entrega de mudas de árvores nativas para alunos da escola Santa Terezinha, de Lebon Régis-SC. A atividade foi organizada pela professora Flávia Werner, em parceria com a Epagri, através da extensionista social Clarice Helena Cerbato Werner, atendendo uma demanda das professoras Daniela Marins e Janete Rocha.
A atividade envolveu alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 2º ano do Ensino Médio. Além das mudas serem transplantadas na escola também serão transplantadas na beira do rio Trombudo, que atravessa a cidade de Lebon Régis e passou por uma limpeza recente, sendo necessário agora o transplante de novas mudas. As mudas são de árvores nativas, como: Uvaia, Pitanga, Araçá Amarelo, Goiaba Serrana, Imbuia, Guabiroba, Guabiju, Araticum que irão proporcionar maior diversidade ao local escolhido para o transplante.
Durante a atividade, os alunos conheceram a importância das matas ciliares para a proteção das nascentes e dos corpos hídricos, como os rios, riachos, lagoas e reservatórios de água. Além disso, o plantio de árvores contribui com a qualidade e quantidade de água disponível, retendo os nutrientes e sedimentos carregados pela chuva e parte de poluentes químicos, reduzindo a poluição das águas.
A atividade buscou conscientizar os alunos sobre os benefícios da proteção dos rios, lagoas e riachos. Durante a conversa os alunos também receberam orientações de como transplantar as mudas para melhor adaptação na nova área.
A ação reforçou a importância da preservação dos recursos naturais, não só para o meio ambiente, mas também para um desenvolvimento de práticas sustentáveis focadas na melhoria da qualidade de vida de toda a população.