Um dos diferencias do Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) consiste na realização de pesquisas com intervenção na Educação Básica. Por meio da priorização desse tipo de pesquisa, o mestrado contribui para o atendimento de demandas das escolas e estimula inovações na prática pedagógica.
Outro diferencial é a interação entre egressos e estudantes do curso com docentes da Educação Básica. Isso ocorre em eventos, publicações e outras iniciativas desenvolvidas pelo próprio PPGEB/UNIARP e pela sua Rede de Egressos (REMPE/UNIARP).
Um exemplo ocorreu dia no dia 9 de dezembro, no encerramento da disciplina “Formação docente, transdisciplinaridade e ecoformação na Educação Básica”, quando a mestranda Joely Leite Schaefer, que ingressou no mestrado no ano de 2021, apresentou a intervenção realizada no decorrer de sua pesquisa para estudantes da turma atual do PPGEB/UNIARP.
A proposta formativa tem como base o Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas, uma iniciativa já pesquisada por outras mestrandas do PPGEB/UNIARP, mas que foi adaptada por Joely para atender demandas de docentes alfabetizadores da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina, atuantes em escolas do município de Porto União. A proposta também se compromete com a aproximação da prática pedagógica aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Por se comprometer com uma proposta formativa que busca superar iniciativas que priorizam a realização de palestras isoladas e desvinculadas de demandas locais e globais, a mestranda aplicou um questionário antes de iniciar os encontros. Dessa forma, conheceu as necessidades dos docentes e pode organizar a proposta com ações voltadas ao seu atendimento.
No decorrer das etapas de formação, os docentes participantes elaboraram colaborativamente Projetos Criativos Ecoformadores, utilizando-se, dessa forma, de uma metodologia que promove mudanças tanto na prática pedagógica como no próprio espaço escolar.
Os projetos foram apresentados pelos docentes participantes no II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E SAÚDE – CIEDUS, XI FÓRUM INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE – INCREA e II SEMINARIO DA REDE DE EGRESSOS DO MESTRADO PROFISISONAL EM EDUCAÇÃO BÁSICA – REMPE/UNIARP, realizados pelo PPGEB/UNIARP nos dias 1 a 3 de dezembro do corrente ano, por meio de uma parceria entre a UNIARP e a Universidade de Barcelona (UB), Espanha. Além disso, os resumos expandidos contendo relatos das experiências serão publicados nos anais dos eventos.
Ao estimular a socialização das experiências, a mestranda procurou valorizar o compromisso dos docentes participantes com a transformação da prática pedagógica. Também oportunizou que conhecessem experiências inovadoras, desenvolvidas em outras realidades.
Depois de acompanhar a socialização dos projetos nos eventos, a mestranda iniciou o processo de avaliação da proposta formativa. Entre os resultados, a pesquisa prevê a elaboração de produto educacional que contenha a proposta formativa e os Projetos Criativos Ecoformadores planejados e avaliados durante o processo formativo.
Vinculada ao PPGEB/UNIARP, a pesquisa da mestranda Joely é orientada pela professora Marlene Zwierewicz e conta com apoio do Programa de Bolsas Universitárias do Estado de Santa Catarina – UNIEDU/FUMDES (Chamada Pública nº 471/SED/2021). Também conta com o apoio da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC).