Dia 22 de maio, na Câmara Municipal de Vereadores de Caçador, foi realizada a cerimônia de formatura do Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT), uma iniciativa da parceria entre o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Especializado de Assistência Social (CREAS).
O evento teve a presença de Nathalia Cristina Pontes, mestranda em Desenvolvimento e Sociedade, pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade (PPGDS) da UNIARP, a qual foi convidada a compor a mesa de autoridades.
Em virtude de sua atuação como Educadora Social, vinculada ao Instituto Inspiração, ao longo do curso, Nathalia teve espaço para pronunciamento. Nathalia é orientada no Mestrado pelo professor Dr. Joel Haroldo Baade.
O Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT) tem por objetivo atender adolescentes e jovens com idades entre 14 e 24 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade social, proporcionando-lhes conhecimento e oportunidades para ingressarem no mercado de trabalho.
Além disso, o programa também propõe às empresas o desafio da inclusão deste público. É relevante ressaltar que a mestranda Nathalia Pontes estabeleceu uma conexão entre os conteúdos abordados em sala de aula e as vivências de seus alunos, relacionando-os ao tema da sustentabilidade e aos objetivos estabelecidos pela agenda 2030.
Tal conexão evidencia a compreensão de que o desenvolvimento sustentável não pode ser alcançado sem uma abordagem que enfrente diretamente a desigualdade social, pois a desigualdade e a sustentabilidade são conceitos incompatíveis e não podem coexistir harmonicamente.