A professora Fabiana Dalila Becker, mestranda do PPGEB da UNIARP, ficou entre os 15 participantes de Santa Catarina selecionados pelo programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa – PDPI (CAPES/FULBRIGHT) para participar de um curso de aperfeiçoamento nos Estados Unidos
Trata-se de um processo de seleção longo e rigoroso, por meio de avaliação documental e uma prova do TOEFL ITP, para comprovação de conhecimento da Língua Inglesa.
O Programa proporciona imersão no cotidiano de um país de Língua Inglesa, expandindo a capacidade de contextualização histórica e cultural no ensino do idioma e, portanto, será extremamente relevante para a pesquisa da mestranda, cuja dissertação investiga as relações dialógicas entre língua e cultura, sob a orientação do professor Dr. Joel Cezar Bonin. “Com certeza, será extremamente relevante vivenciar na prática como se dão estas relações, podendo assim, trazer contribuições significativas para a minha pesquisa e para a minha prática pedagógica de sala de aula, em Rio do Oeste-SC”, afirma a mestranda Fabiana Becker.
A CAPES divulgou os nomes dos educadores que participarão do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI), no dia 29 de agosto.O resultado foi publicado no Diário Oficial da União e traz a lista com 371 professores de todos os estados brasileiros.
A relação faz parte do Edital n° 30/2019, retomado pela CAPES em abril deste ano, após ficar suspenso devido a pandemia da COVID-19. As atividades acadêmicas nos EUA estão previstas para acontecer entre 16 de janeiro e 24 de fevereiro de 2023. A mestranda passará este período na cidade de Austin, no Texas
O PDPI é desenvolvido em parceria com a embaixada americana e com a Comissão Fulbright, do governo dos EUA. A iniciativa oferece aos professores de língua inglesa da educação básica, em exercício na rede pública de ensino do Brasil, a oportunidade de um curso intensivo de seis semanas em universidade nos Estados Unidos, com atividades acadêmicas e culturais.