A UNIARP realizou dia 26 de novembro o primeiro Painel de Perguntas e Respostas Sobre o Mestrado com Networking, organizado pelos mestrandos do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Sociedade: Thais Cittolin e Cláudio Klaus (bolsistas FAPESC). O evento teve transmissão via Teams.
O objetivo foi plenamente atingido com um encontro entre docentes, discentes, egressos, cursos de graduação e interessados para esclarecer as principais dúvidas sobre como funciona o Mestrado.
O professor Dr. Anderson Antônio Mattos Martins, reitor da UNIARP falou sobre as perspectivas atuais e futuras dos programas de pós-graduação da Universidade.
Participaram do evento, como convidados, os egressos: Ma. Juciele Marta Baldissarelli (T1) doutoranda em Contabilidade e Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), jornalista, administradora, docente e Coordenadora do FAP -UNIARP; Me. Frederico de Oliveira Santos (T5) engenheiro especialista em Automação, docente do Instituto Federal Catarinense (IFC); e Me. Fabio Herget Pitanga (T5) médico endocrinologista. Eles contaram sobre suas trajetórias pessoais e experiências do Mestrado, que lhes proporcionou grande enriquecimento pessoal e profissional.
Para a professora Dra. Rosana Claudio Silva Ogoshi, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Sociedade, os depoimentos foram de grande valia. “Foi um momento em que todos os presentes tiveram a oportunidade de agregar informações e conhecimentos sobre o tema”, afirma. Ela ressalta que o processo seletivo está aberto até dia 30 de novembro. Os interessados podem tirar dúvidas pelo WhatsApp (49) 3561-6288.
O Mestrado em Desenvolvimento e Sociedade (PPGDS) da UNIARP está com inscrições abertas até o dia 30 de novembro de 2021, para seleção da turma de 2022. O edital completo pode ser encontrado em: https://uniarp.edu.br/wp-content/uploads/2021/11/EDITAL_Processo_Seletivo_Mestrado-Academico-Turma-2022.pdf.
São três linhas de pesquisa: Desenvolvimento Organizacional e Sustentabilidade; Qualidade de Vida e Desenvolvimento; Sociedade, Cidadania e Segurança.
As aulas são concentradas no primeiro ano do curso, ocorrendo às sextas-feiras (tarde e noite) e aos sábados (manhã).
A professora Dra. Rosana Claudio Silva Ogoshi, coordenadora do PPGDS, informa que o mestrado completou cinco anos e está se consolidando na região. “Estamos orgulhosamente caminhando para a oitava turma do PPGDS e contamos com uma equipe preparada de docentes. Nossos egressos vêm se destacando no mercado de trabalho”, relata.
Rosana destaca também que em 2021, os docentes, discentes e egressos do PPGDS predominaram nas participações em projetos da UNIARP submetidos a órgãos de fomento. “Foram angariados importantes recursos que serão convertidos em melhorias na infraestrutura da UNIARP, materiais permanentes e de consumo para viabilizar atividades de pesquisa, ensino e extensão e, portanto, refletirão nos outros níveis de ensino e também na comunidade local”, comenta.
Outro feito inédito foi o recebimento de bolsas específicas para alunos do programa via Capes/PROSUP e FAPESC.
Vantagens em investir no curso de mestrado acadêmico
A professora explica que as vantagens em investir no curso de mestrado acadêmico em Desenvolvimento e Sociedade são muitas. Destaque para:
– Desenvolvimento do senso crítico: Ao preparar pesquisadores, o mestrado contribui para formação de pessoas curiosas, capazes de identificar melhor os problemas, propor soluções e isso reflete positivamente tanto no ambiente profissional quanto no pessoal.
– Realizar pesquisas que contribuam para o desenvolvimento e a sociedade: A possibilidade dos esforços de formação para promover melhorias na região de inserção é enriquecedora e gratificante.
– Se tornar um professor ou aprimorar suas habilidades docentes: O mestrado acadêmico aprimora a formação docente, preparando principalmente para a docência no ensino superior, possibilitando reconhecimento e realização profissional. Mesmo os professores de outros níveis de ensino conseguem aprimorar a sua forma de ensinar após ter realizado um curso de mestrado.
– Ser especialista em um assunto de interesse: Ao realizar pesquisas focadas no tema de interesse, o mestrando desenvolve o conhecimento específico para se diferenciar no mercado de trabalho.
– Networking: o mestrado acadêmico interdisciplinar permite a participação de profissionais de todas as áreas de conhecimento. Desta forma, as discussões de alto nível em aulas, seminários, eventos e outras atividades acadêmicas são compostas por diferentes pontos de vista, onde há interação com diversos agentes da sociedade que podem contribuir na pesquisa de interesse e para encontrar parceiros para a vida profissional.
– Valorização profissional: O mestrado acadêmico proporciona uma elevação no grau acadêmico, ou seja, um título acadêmico acima da graduação. Assim, amplia a chance de conquistar vagas com melhor remuneração ou mesmo um aumento salarial no emprego atual. Sem contar que o curso é um diferencial competitivo em diversos concursos públicos.
Uma dúvida comum é:
Há necessidade de cursar especialização antes do mestrado? O único pré-requisito é que os candidatos sejam portadores de diploma de curso de graduação, emitido por instituições brasileiras devidamente credenciadas ou por instituições estrangeiras, desde que reconhecidas pelo MEC.