Acadêmicos do 5º período do curso de Medicina da UNIARP participaram de uma oficina, dia 21 de agosto, sobre diferentes sondagens: nasogástrica, nasoenteral, cateterismo de demora e intermitente e oficina sobre evolução e prescrição.
O objetivo foi aprimorar habilidades práticas com esses procedimentos e reforçar o conhecimento teórico dos estudantes. A oficina foi organizada para proporcionar uma experiência prática em laboratório.
Ainda, os estudantes conheceram às indicações para realização dos procedimentos de sondagens, bem como as complicações que podem surgem em decorrência do uso da técnica incorreta. Também tiveram mais informações sobre a importância da comunicação com os pacientes, garantido pelo atendimento humanizado, conforme contemplado nos princípios do SUS.
A aula faz parte integrante da formação médica, preparando os futuros profissionais para atuar com segurança e eficiência no cuidado aos pacientes. As oficinas foram acompanhadas e coordenadas pelas professoras da Unidade Curricular de IESC – Integração ensino, serviço e comunidade: Dayane Carla Borille, Gabriela Rocha e Solange De Bortoli Beal
A oficina de Evolução e prescrição objetivou capacitar os acadêmicos para realizar prescrições médicas de forma precisa e segura, além de desenvolver a habilidade de documentar a evolução clínica dos pacientes de maneira clara, segura e objetiva. Essa oficina foi coordenada pela professora Deborah Angélica Zambrano Olea.
Práticas como essas garantem aos acadêmicos uma maior compreensão dos procedimentos, uma vez que eles estão inseridos nos cenários das práticas nas Unidades básicas de saúde, locais onde esses procedimentos acontecem, além dos outros cenários como Ambulatórios, UPAS e Hospitais.