O Núcleo de Desenvolvimento Acadêmico (NDA) da UNIARP promoveu dia 11 de setembro, a 3ª Parada Pedagógica, um evento dedicado ao desenvolvimento contínuo dos docentes. Realizado simultaneamente nos campi de Caçador e Fraiburgo, o encontro contou com oficinas práticas voltadas para o aprimoramento de habilidades pedagógicas e uso de tecnologias inovadoras no ensino.
O evento reafirmou o compromisso da Uniarp com a qualificação dos seus docentes e o uso de metodologias ativas e tecnológicas no ambiente acadêmico.
“A Parada Pedagógica é um momento essencial para que nossos professores possam trocar experiências, explorar novas ferramentas e aprimorar suas práticas. O uso de metodologias ativas e tecnologias avançadas, como realidade virtual e inteligência artificial, fortalece o ensino e engaja os alunos de forma mais efetiva”, explica a professora Me. Mariluci Auerbach, coordenadora do NDA.
O professor Dr. Joel Haroldo Baade, vice-reitor acadêmico da Uniarp, comenta que a Parada Pedagógica demonstra o compromisso da Uniarp com a inovação e a melhoria contínua na educação. “Investir na capacitação de nossos professores é fundamental para garantir um ensino de excelência e preparar nossos alunos para os desafios do futuro”, ressalta.
Programação
A programação foi composta por cinco oficinas, sendo quatro em Caçador e uma em Fraiburgo:
Ampliando Habilidades Docentes com o ChatGPT, com o professor Fernando Luis Merízio (UNIFEBE). A oficina explorou como o ChatGPT pode ser utilizado como ferramenta de apoio na prática docente.
Uso de Óculos de Realidade Virtual em Processos Pedagógicos, com o prof. Dr. Julio Cesar Frantz (UNIFEBE). Abordaram-se aplicações da realidade virtual para criar experiências imersivas no processo de aprendizagem.
O Escape Room como Recurso Pedagógico, com o professor Emyr Hiago Bellaver de Andrade (Uniarp). A oficina demonstrou como o método de escape room pode ser integrado à sala de aula para estimular a resolução de problemas e o trabalho em equipe.
Como Elaborar Resumos Expandidos, com a professora Ana Paula Canalle (Uniarp). A oficina capacitou para o passo a passo da elaboração de resumos expandidos, ferramenta essencial para publicações acadêmicas.
Em Fraiburgo, a oficina Escape Room como Recurso Pedagógico foi conduzida pelas professoras Dra. Claudiana Locatelli (Uniarp) e Jéssica Favarin (Uniarp), proporcionando uma experiência inovadora para os docentes que participaram.