A acadêmica Julia Huning, do 8° período do curso de Medicina da UNIARP, realizou uma palestra para pacientes portadores de dores crônicas da Clínica Escola de Fisioterapia. A palestra é uma das atividades inclusas em seu projeto PAEC “Educação em dor crônica: Por que sentimos dor?”. Julia é orientada pelas professores Talitta Padilha Machado e Gislaine Francieli da Silva.
A acadêmica explica que o objetivo da palestra foi explicar sobre o que é a dor, seu mecanismo, os tipos de dores e o mecanismo de tolerância à dor de maneira simples e prática. Em um segundo momento foi realizada a abertura de uma roda de conversa para que os pacientes compartilhassem as histórias com a dor, seus sentimentos e discorressem sobre o convívio com esses sintomas.
Ato contínuo, realizou-se uma dinâmica de grupo, onde cada paciente recebeu uma bexiga. Em seguida, a acadêmica fazia uma leitura de uma lista de sentimentos e situações que a dor poderia desencadear, oportunidade então que o paciente deveria soprar a bexiga se ele se identificasse com aquela situação narrada. Ao final, comparou-se os tamanhos das bexigas, e assim, refletiu-se sobre como a dor é uma experiência individual e provoca reações diferentes de acordo com o indivíduo, suas características e experiências anteriores.
Também foi realizada mais uma dinâmica com gelo, para exemplificar a tolerância a dor, uma vez que pacientes que possuem dor crônica, o limiar de dor se torna mais baixo, e as pessoas indicam dor mesmo com estímulos normalmente não dolorosos. “Com esse projeto, notou-se o quanto os pacientes muitas vezes não recebem uma explicação prévia sobre o que está acontecendo com ele. Os participantes ficaram gratos pela explicação clara e por sanarmos as dúvidas que tinham sobre as suas dores”, relata a acadêmica.