A acadêmica Samantha John Corrêa, do curso de Psicologia da UNIARP, está liderando um projeto inovador que usa o Role Playing Game (RPG) para desenvolver aptidões mentais, emocionais e sociais (soft skills) em jovens aprendizes do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). O projeto tem a orientação da professora Me. Mariana Faoro.
Para ajudar jovens a desenvolverem essas habilidades, o projeto prioriza utilizar jogos, especificamente o RPG, como ferramenta educacional, visando demonstrar que os jogos podem estimular a motivação, o planejamento, o raciocínio lógico e o desenvolvimento de diversas funções cognitivas.
A acadêmica Samantha busca explorar o potencial do RPG para o desenvolvimento de soft skills em jovens no início de suas carreiras, o que pode resultar em um melhor desempenho futuro. Além disso, o RPG não é apenas uma ferramenta educacional, mas também pode ser usado como uma ferramenta terapêutica.
Samantha teve a oportunidade de trocar conhecimentos com psicólogos especializados em gamificação e no uso do RPG em prática clínica de São Paulo. Ela também está prestes a iniciar um curso na área de “Vivência em RPG e Terapia” com o Instituto D6.
As sessões realizadas até o momento foram bem-sucedidas e divertidas, e muitos dos jovens participantes tiveram seu primeiro contato com o mundo do RPG.
Após a conclusão da campanha, uma rodada de conversa foi realizada para compartilhar ideias e insights sobre a experiência, e muitos expressaram o desejo de jogar novamente. “Ao longo das sessões, já foi possível observar a progressão e o desenvolvimento de habilidades como a comunicação, o pensamento crítico, a criação de estratégias e o trabalho em equipe”, observou Samantha.
Este projeto inovador destaca a importância de novas abordagens educacionais e terapêuticas, mostrando como o RPG pode desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento de habilidades e no fortalecimento dos laços entre jovens.
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O RPG é uma ferramenta versátil que permite a criação de experiências simuladas, promovendo a criatividade, a pesquisa, a integração e a socialização. É adaptável a qualquer conteúdo didático, tema ou ambiente, tornando-o ideal para aprimorar habilidades como imaginação, planejamento, adaptação, trabalho em equipe, argumentação, resolução de problemas, empatia e liderança, entre outras. Os jogos já são considerados ferramentas educacionais eficazes e desempenham um papel importante no treinamento de habilidades.