A acadêmica Natália Gurgel do Carmo, da 6ª fase do curso de Medicina da UNIARP e bolsista PAEC está desenvolvendo o projeto: “Intervenções para contribuir no atendimento à pessoa migrante nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Caçador, Santa Catarina”, sob orientação da professora Solange De Bortoli Beal.
No projeto, a acadêmica ministra aulas de conversação em inglês. O objetivo do projeto é facilitar a comunicação através de materiais visuais a serem elaborados. Estes materiais serão disponibilizados para os migrantes e profissionais da saúde e serão avaliadas as principais barreiras linguísticas no atendimento médico na UBS à pessoa migrante não fluente na língua portuguesa.
As aulas são para toda a comunidade e abertas ao público local. Acontecem às segundas e quintas-feiras das 12h15 às 13h, no Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT/UNIARP) – órgão parceiro deste projeto PAEC. Visa proporcionar uma opção gratuita para a comunidade caçadorense para praticar o idioma estrangeiro.
Uma necessidade
Considerando a quantidade elevada de pessoas estrangeiras não fluentes na língua portuguesa que fazem uso dos serviços de saúde nas UBS na região de Caçador-SC, este projeto tem o intuito de identificar e compreender as fragilidades no atendimento à pessoa estrangeira e propor ferramentas para melhorar a qualidade do atendimento aos estrangeiros pelos profissionais de saúde.