Dia 29 de julho, o grupo de pesquisa GECOM da UNIARP, juntamente com acadêmicos bolsistas do PAEC e do FAP, promoveram uma tarde agradável repleta de atividades focadas no sistema motor, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Central de Caçador-SC. Participaram os acadêmicos bolsistas do PAEC Gislaine Moreira e do FAP, Guilherme Bellaver, Nayara Miyuki Endo, e Camille Ruch Rowoldt, acadêmicos do curso de Educação Física Híbrido da UNIARP, monitorados pelo professor Lindomar Mineiro.
As atividades começaram com uma série de alongamentos, escolhidos para trabalhar diferentes grupos musculares e preparar os participantes para as atividades seguintes. Sendo incluído alongamentos de tríceps, alongamentos gerais para os membros inferiores e para a coluna, além de exercícios com elásticos para adução e abdução dos ombros. Os alongamentos foram realizados com instruções detalhadas dos acadêmicos, garantindo que todos os participantes pudessem acompanhar e realizar os movimentos das variações dos exercícios corretamente.
Após os alongamentos, a tarde seguiu com exercícios focados na mobilidade e no equilíbrio. Estas atividades foram feitas seguindo o método Tabata Song, onde os exercícios são cronometrados, sendo de forma ativa o exercício por 20 segundos e logo após é feito um descanso de 10 segundos. Seguimos o método variando os exercícios por 40 minutos, dentre os exercícios variados estavam: exercício de elevação de joelho, elevação lateral dos membros inferiores, agachamento, giro do tronco, chute acompanhado com extensão dos membros superiores, flexão plantar do pé. A execução dos exercícios foi monitorada pelos acadêmicos visando o fortalecimento e evitando risco de lesões.
Também foram realizadas danças gaúchas, com os acadêmicos interagindo com as pessoas idosas, com o objetivo de proporcionar um momento descontraído e agradável para todos. Também teve apresentação de gaita de fole, com o sr. Lauderi, 86 anos.
A atividade dos acadêmicos no CRAS Central de Caçador-SC foi um sucesso, proporcionando momentos de alegria, socialização e, principalmente, promoção da saúde e bem-estar para o grupo de idosos.
A prática constante de exercícios é importante para a manutenção da saúde na terceira idade, ajudando a aprimorar a flexibilidade, a força, o equilíbrio e a coordenação, além de contribuir para o bem-estar emocional e psicológico.
Exercícios regulares podem diminuir o risco de doenças crônicas, quedas, melhora a qualidade do sono e fomentar a socialização, aspectos essenciais para o bem-estar geral dos idosos.
Objetivos que apoiamos através desta iniciativa: