Dia 04 de maio o acadêmico Gabriel Fagundes dos Santos, do curso de Ciências Contábeis da Uniarp realizou uma oficina sobre Emissão de Nota Fiscal Eletrônica para Produtor Rural na Comunidade Rio do Meio, no município de Lebon Régis. A ação integra o projeto PAEC, orientado pelo professor Thiago Augusto Duarte.
Cerca de 22 produtores rurais participaram da atividade, realizada com a parceria do Estúdio de Finanças da Uniarp.
A oficina teve o objetivo de capacitar os produtores rurais na emissão das Notas Fiscais e cumprirem a obrigação fiscal perante a Secretaria de Estado da Fazenda.
O professor Thiago alerta ainda, que apesar de o Conselho Nacional de Política Fazendária ter adiado novamente para janeiro de 2025, falta a assinatura de um decreto do Governador de Santa Catarina para que tenha validade no Estado. Portanto, a obrigatoriedade do uso da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e) em todo o Estado de Santa Catarina continua valendo. Entretanto, de acordo com orientações da própria Secretaria da Fazenda de Estado de Santa Catarina, tal adiamento não será para todos os produtores, há um regramento e, quem já está habilitado na Nota Eletrônica deverá permanecer somente com a eletrônica.
A UNIARP e o Curso de Ciências Contábeis agradecem os produtores rurais da Comunidade do Rio do Meio, ao Secretário de Agricultura e a servidora do setor de Cadastro de Produtor Primário do município de Lebon Régis pela oportunidade e pelo acolhimento.