Dia 25 de setembro, as professoras do Programa Saúde Docente, do Laboratório de Inovação em Saúde e Bem-estar Docente (LABISA) da UNIARP, participaram de palestra com o tema: “Manejo e controle do estresse docente”, ministrada pelo psicólogo e professor Me. Clayton Zanella.
A palestra abordou assuntos sobre a origem do estresse, fatores determinantes do estresse e as terapias cognitivas comportamentais para que as docentes consigam administrar os mecanismos estressores relacionados ao trabalho nas escolas. O Programa Saúde Docente é coordenado pelo professor Dr. Ricelli Endrigo.
O programa é constituído de um conjunto de ações que envolvem exercícios físicos, terapia cognitivo comportamental, educação nutricional e exercícios terapêuticos.
Atualmente, 40 professoras da Educação Básica Municipal estão participando das atividades que são realizadas três vezes por semana no LABISA da UNIARP e durante 1 ano farão o programa.
Estão sendo avaliadas a saúde física, mental e emocional para verificar os impactos que o programa terá nas professoras, para em seguida, construir uma proposta de política pública de saúde docente para o município de Caçador.
É importante destacar que a carreira de docente é uma das mais estressantes e de risco a saúde, pois, este grupo de trabalhadores estão entre as três classes que mais se afastam das atividades laborais no Brasil por doenças relacionadas ao trabalho. “Este programa além de ser uma pesquisa, tem como objetivo mostrar que para diminuir os agravos à saúde nos professores da educação básica é preciso olhar para todas as dimensões que envolvem o bem-estar e a qualidade de vida e, desta forma, prevenir as doenças e melhorar a qualidade da educação”, afirma Dr. Ricelli Endrigo.
Objetivos que apoiamos através desta iniciativa: