Entender como a economia funciona e seus diferentes cenários é fundamental para a tomada de decisões inteligentes e antecipadas, na vida financeira de pessoas e dos negócios. Ciente disso, a Regional Centro-Norte da FIESC promoveu dia 29 de março, palestra sobre o cenário econômico 2023: desafios e oportunidades. A palestra foi ministrada pelo economista-chefe da FIESC, Dr. Pablo Felipe Bittencourt.
O evento foi realizado no auditório da UNIARP, com a presença de empresários, lideranças locais e regionais, professores e profissionais de diversas áreas. O presidente da Fundação UNIARP, Moacir José Salamoni participou do evento, junto com o reitor Dr. Neoberto Balestrin.
A iniciativa da Regional Centro-Norte da FIESC teve o apoio da Prefeitura de Caçador, Federação das Associações Empresariais de SC (FACISC), Associação Empresarial de Caçador (ACIC), Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), Sindicato da Madeira (SIMCA) e Sindicato do Couro e Calçado (SINCAVE).
A abertura teve pronunciamentos do 1º vice-presidente da FIESC, Gilberto Seleme, prefeito Alencar Mendes e do presidente da ACIC, José Carlos Tombini.
Na sua palestra, Pablo falou do caso do banco Silicon Valley, do Credit Suisse, abordou a questão da taxa de juro e a economia dos Estados Unidos, além de apresentar a dinâmica da formação das crises. Comentou ainda sobre o endividamento das grandes redes de varejo e o destino das vendas da indústria catarinense, nos principais segmentos.
Ao final, abriu para perguntas, proporcionando um momento de interação com o público, compartilhando sua experiência. “Cada mercado tem sua dinâmica, suas características e ter o conhecimento de como o mercado atua é fundamental. Ao mesmo tempo em que crises acontecem, quem tiver bem preparado, atento ao mercado e atento a sua empresa se sairá melhor”, declarou o palestrante.
Pablo é economista, mestre e doutor em Economia. É professor de Economia na Universidade Federal de Santa Catarina desde 2011. Atualmente é Economista Chefe da FIESC. Têm experiência na área de economia industrial e da inovação, tendo atuado principalmente nos seguintes temas: Sistema Nacional de Inovações, Economia Catarinense e Brasileira.