O curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniarp, conta atualmente com dois projetos de extensão orientados pelo arquiteto e professor José Antônio de Albuquerque Neto, vinculados aos órgãos competentes visando à preservação e exaltação do patrimônio arquitetônico existentes nas cidades de Caçador e Videira.
E como parte de uma primeira ação em prol da salvaguarda desse patrimônio arquitetônico, foram realizadas duas palestras pelas acadêmicas responsáveis pelos projetos com intuito de esclarecer e explicar conceitos importantes referentes ao tema bem como alertar sobre a importância da preservação do patrimônio arquitetônico local.
A acadêmica Rebeca Albuquerque, responsável pela execução do projeto na cidade de Caçador, realizou no dia 17 de outubro no Salão Nobre da Casa da Cultura a palestra: “Patrimônio Arquitetônico: como e por que preservar”. Este evento contou com apoio da Prefeitura de Caçador e teve a presença de Wellington Felipe Justi, presidente do Conselho Municipal de Políticas e Patrimônio Cultural, do vereador Clayton Luiz Zanella, acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo e moradores da cidade.
E no dia 19 de outubro a acadêmica Karoline Vezoli, responsável pela execução do projeto na cidade de Videira, ministrou a palestra: “Preservando nossas raízes: patrimônio histórico”. Neste outro evento realizado de forma virtual contou com a presença do senhor Gustavo Grein, representante da Secretaria de Turismo e Cultura de Videira, acadêmicos do curso de arquitetura e urbanismo e representantes da população interessados na temática em questão.
A valorização do Patrimônio Histórico Arquitetônico e Cultural é a valorização da identidade que molda as pessoas. Sabendo dessa importância, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniarp acredita que estabelecer vínculos entre sociedade e seus acadêmicos em prol da valorização do patrimônio arquitetônico tornam-se cruciais na atualidade.
Abaixo, fotos da palestra da acadêmica Rebeca Albuquerque no Salão Nobre Da Casa da Cultura: