A Universidade Alto Vale do Rio de Peixe (UNIARP) está realizando uma pesquisa com o objetivo de avaliar a influência socioeconômica no acompanhamento da gestante no pré-natal e maternidade nos municípios de Caçador e Porto União.
A pesquisa é financiada pelo Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP) da instituição e é desenvolvida pela médica pediatra e professora Dra. Maria Aparecida Marques Habermann e a acadêmica do curso de Medicina Viviane Dorgievicz. O estudo iniciou nos primeiros meses de 2021.
A pesquisa acontece em parceria com as Secretarias de Saúde de ambos os municípios, em que estão sendo coletados dados com o intuito de analisar a abrangência da atenção à gestante.
A professora Maria Aparecida explica que, apesar de o Sistema Único de Saúde (SUS) proporcionar assistência completa as gestantes, o número de intercorrências desfavoráveis durante a gestação e o parto ainda é preocupante.
O cuidado pré-natal é essencial e tem características preventivas para evitar que o recém-nascido seja acometido por algumas doenças e suas consequências. “A proposta tem como objetivo avaliar a influência do perfil socioeconômico no acompanhamento da gestante no pré-natal e maternidade dos municípios de Caçador e Porto União”, explica.
A proposta do estudo, é ser desenvolvido durante o prazo de 24 meses. Espera-se, com a análise de dados, identificar quais os motivos que impedem a aderência e acompanhamento da gestação para que, por meio destas, possam ocorrer modificações que visem sanar os obstáculos e priorizar a maior aderência e qualidade da saúde materno-infantil.