O curso de medicina da UNIARP finalizou uma pesquisa de iniciação científica mantido pelo FAP sobre saúde mental. O aluno bolsista do curso de medicina, Breno dos Reis Fernandes, orientado pelo professor Eduardo Barbosa Lopes, realizou um estudo chamado de “Incidência de depressão, ansiedade, estresse e qualidade do sono entre estudantes universitários da área da saúde no estado de Santa Catarina”.
O projeto buscou analisar a presença desses distúrbios entre estudantes universitários da área de saúde no estado de Santa Catarina. Visto que essas são doenças que afetam o bem-estar dos acadêmicos. Para obter dados, o estudante aplicou uma pesquisa por meio de um formulário.
“É de suma importância a realização dessas avaliações, com intuito de ajudar no diagnóstico e tratamento de algum desses agravos em estudantes da área da saúde”, explica o professor Eduardo. “Com a finalidade de melhorar o seu bem-estar e consequentemente o rendimento escola”.
O que é o FAP?
A UNIARP tem na pesquisa um dos fundamentos sobre os quais está edificada. A pesquisa é entendida na instituição como fator determinante para a manutenção e melhoria da qualidade do ensino e da extensão. O Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP) da UNIARP, destina-se fomentar atividades que promovam o desenvolvimento de pesquisas científicas no âmbito da Universidade. Para tal, o FAP incentiva: Docentes a desenvolver projetos de pesquisa; A introdução de estudantes de graduação em atividades de Iniciação Científica (IC); Divulgação da produção científica oriunda de docentes e discentes da UNIARP; e a integração de pesquisadores de diferentes níveis acadêmicos (graduação e pós-graduação) da UNIARP. No momento possuímos 74 projetos de iniciação científica sendo executados. A coordenação geral do FAP é mantida pela professora Me. Juciele Marta Baldissarelli.