O evento “Todos ON” aconteceu dia 31 de agosto, na UNIARP de Caçador. Na ocasião foi apresentada a Plataforma On e os planos de construção da Matriz de Oportunidades para Santa Catarina.
O evento contou com a participação do vice-reitor Anderson Antônio Mattos Martins, Fábio Zabot Holthausen, presidente da FAPESC, Moris Cleber Kohl, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovações da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Econômico de SC, Thiago Moraes, coordenador de Programas e Projetos Institucionais da FECAM, Adriano Rodrigues, assessor de relações institucionais e governamentais da ACAFE e coordenador da plataforma de inovação, além de representantes da comunidade acadêmica, poder público e entidades parceiras.
A apresentação foi realizada pelo assessor de relações institucionais e governamentais da ACAFE e coordenador da plataforma de inovação, Adriano Rodrigues.
Ele informou que no último ano houve um intenso trabalho de levantamento e cadastro de todo o potencial e dados sobre a atuação das comunitárias. “Agora é o momento de incentivar a sociedade a conhecer essa ferramenta e as formas de utilizá-la, uma vez que a integração promovida pela plataforma possibilitará que as instituições se inspirem e até mesmo colaborem com as ações umas das outras. Além disso, há todo um portfólio à disposição dos setores público, produtivo e da sociedade, para que gerem conexões e oportunidades e encontrem soluções que levarão ao desenvolvimento”, explica.
“É um novo momento e movimento de desenvolvimento, no qual os empresários e pesquisadores acadêmicos estão ‘na mesma mesa’, conversando. A plataforma vai gerar conexões, solucionar problemas, criar oportunidades, promover desenvolvimento e criar receitas”, avalia Fábio Zabot Holthausen, presidente da Fapesc.
O vice-reitor da UNIARP, professor Dr. Anderson Antônio Mattos Martins destaca que a plataforma aproxima todos os atores do sistema, gera conexões e possibilita que uma solução desenvolvida na UNIARP, por exemplo, possa ser utilizada por empresas ou instituições de outras regiões do Estado e até do País. “A plataforma favorece a união de esforços, em busca de soluções, incentivando o desenvolvimento científico e tecnológico. É uma ferramenta que disponibiliza o conhecimento produzido na academia”, cita.
Reunião de trabalho marca o próximo passo do planejamento
No próximo mês, uma reunião de trabalho envolvendo representantes dos municípios, universidade e entidades, será responsável por elencar as demandas de interesse de cada mesorregião, conforme a prioridade. Nos primeiros meses de 2023 haverá a validação do material, conclusão e apresentação final da matriz de oportunidades.
Demandas podem ser cadastradas e atendidas
Ao acessar a Plataforma ON, através do endereço www.comunitarias.org.br, o interessado tem acesso a tudo o que é produzido pelas Instituições de Ensino Comunitárias (IES) nas áreas de Inovação, Prestação de Serviços, Pesquisas, Ambientes de Inovação, Ensino e Extensão. Ainda é possível cadastrar uma demanda que será analisada e encaminhada a uma Universidade com recursos e capacidade para desenvolver, apoiar ou mesmo orientar sobre a necessidade.
A Plataforma ON é formada pelas 14 instituições de ensino que pertencem à ACAFE: Furb, Udesc, UNC, Católica, Unesc, Unibave, Unidavi, Unifebe, Uniplac, Univali, Univille, Unochapecó, Unoesc e Uniarp. Ainda recebe apoio da Fapesc, SDE/Dcti, Fiesc, Fecam, Facisc, Fampesc, MCTI e Centros de Inovação.