Dia 25 de maio, os acadêmicos da UNIARP inscritos no PROESDE, desenvolveram ações do projeto “Qualidade de vida começa na escola. Praticando saúde o tempo todo”, coordenado pela professora Debora Ceretta Jung em Matos Costa.
Participaram da ação acadêmicos dos cursos de: Enfermagem, Pedagogia, Ciências Contábeis, Psicologia, Medicina Veterinária e Serviço Social.
Os acadêmicos fizeram a explicação do projeto para professores, assistentes, direção e principalmente alunos, para que todos possam entender como se desenvolverá até o final do ano todos os encontros.
Foram aplicados questionários, realizada uma roda de conversa e uma atividade fotográfica ao longo da manhã e tarde.
A professora Debora destaca a importância dos projetos do PROESDE, que oportuniza aos acadêmicos a possibilidade de atuar junto as comunidades. “Eles são instigados a sair de suas “bolhas sociais”, atuando em projetos completamente distintos de suas ações cotidianas. Isso, não só transforma a visão dos acadêmicos quanto ao mundo em que vivemos e que muitas vezes é totalmente desconhecido por ele, como também revela neles habilidades que podem estar adormecidas”, diz. “A oportunidade de estar sob orientação de um professor e poder desenvolver atividades voltadas para comunidades que necessitam de programas especiais, deve ser levada muito a sério pelos acadêmicos, o que trará para seu currículo uma distinta e singular contribuição”, observa.