Acadêmicos da UNIARP, bolsistas do PROESDE, desenvolveram inúmeras atividades na Escola Recanto da Criança, no município de Ponte Alta do Norte, envolvendo alunos de 4 a 8 anos. As atividades tiveram orientação da professora engenheira agrônoma Angela Cristina Paviani.
Foram realizadas orientações, oficinas e brincadeiras relativas à alimentação saudável, qualidade de vida, coleta seletiva de lixo, cuidados com o meio ambiente e compostagem.
Neste encontro os acadêmicos trabalharam com alunos do Pré I ao 2º Ano, aplicando atividades de forma lúdica com a apresentação um vídeo educativo sobre alimentação saudável, realização de uma dinâmica com aventais de ajudante do dia, cara do Zezé em emoções e semáforo dos alimentos ensinando sobre todos os alimentos saudáveis e os que não devem ser consumidos de forma exagerada.
Os alunos da Escola Recanto da Criança também foram orientados a respeito da coleta seletiva de lixo e cuidados com meio ambiente onde, por meio de atividades divertidas, aprenderam como separar o lixo e destinar nas lixeiras corretes. O objetivo de orientá-los é para que nas atividades subsequentes eles possam utilizar materiais advindos da coleta seletiva na montagem de canteiros para horta escolar, plantio de flores e temperos em garrafas pet, embalagens tetra pak, pneus e outros materiais, bem como a destinação do lixo orgânico.
Houve ainda a instalação de um sistema de compostagem com a demonstração do processo de transformação do lixo orgânico em húmus para a utilização deste nas plantas. As minhocas são as grandes responsáveis pela aceleração do processo de compostagem do seu resíduo orgânico, elas se alimentam destes resíduos transformando-os em um adubo cheio de nutrientes, conhecido como húmus.
As crianças tiveram a oportunidade de participar a auxiliar na colocação de restos de alimentos, terra e serragem na composteira.