Dia 22 de agosto, na sequência dos trabalhos no projeto Lixo Zero, acadêmicos da UNIARP, bolsistas do PROESDE visitaram as escolas municipais Princesa Izabel e Núcleo Rio Doce de Lebon Régios para revisar as composteiras e verificar a produção de chorume. Eles também abasteceram as composteiras com matéria orgânica proveniente das cozinhas escolares (gerado pela sobra do lanche).
Nas duas escolas, a revisão e abastecimento das composteiras foi acompanhado pelos alunos do 5º ano. Os professores Anderson Copini e Paulo Izael, juntamente com os acadêmicos, evidenciaram a importância de manter as atividades na composteira, bem como sua importância para produção de alimentos dentro da escola, revertendo a matéria orgânica em terra orgânica e assim reaproveitando nas hortas, como adubo. Tambem foi explicado sobre a importância do chorume como biofertilizante e como esse produto pode ser utilizado na lavoura.
Outra proposta trabalhada pela equipe, foi a confecção de compostagem diretamente no solo, em locais próximos a horta escolar, na escola do Rio Doce e na possível localização onde vai ser instalada a horta escolar, na escola Princesa Izabel.
Projeto na escola Rio do Meio
Na outra escola pertencente ao projeto, a Escola Nucleada Rio do Meio, foi retirado o chorume da composteira já instalada, onde foram coletados cerca de 10 litros do líquido, resultando (após diluição) em 100 litros de biofertilizante que será aplicado na horta escolar.