Dia 26 de maio, acadêmicos da UNIARP, bolsistas do PROESDE iniciaram as atividades do Projeto Resgate Histórico e Preservação de Documentos do Município de São Cristóvão do Sul-SC. O projeto é coordenado pelo professor Jean Lucas Tavares. Na ocasião, representantes da administração pública e membros da sociedade civil compartilharam valiosas informações sobre a história da cidade, bem como os desafios enfrentados para disseminar o conhecimento histórico entre os munícipes.
Os acadêmicos, tiveram acesso exclusivo a documentos do poder legislativo, os quais forneceram informações relevantes para a compreensão de questões históricas e traçar um perfil das leis e sua influência nos costumes da população.
Além das atividades documentais, os participantes do projeto também realizaram visitas guiadas aos pontos turísticos mais emblemáticos da cidade. Essas visitas proporcionaram uma experiência ainda mais enriquecedora, permitindo aos envolvidos contemplarem a riqueza cultural e histórica de São Cristóvão do Sul.
Em meio às descobertas, um dos bolsistas destacou que a cidade de São Cristóvão do Sul se caracteriza pela sua organização exemplar. As escolas são bem cuidadas e possuem hortas comunitárias, o que reflete o desenvolvimento presente na região.
O Projeto Resgate Histórico e Preservação de Documentos demonstra, mais uma vez, seu compromisso em valorizar e divulgar a história do município, fortalecendo o senso de identidade e pertencimento da comunidade. A iniciativa desperta o interesse dos jovens acadêmicos, estimulando-os a se envolverem ativamente na preservação do patrimônio histórico local.