A professora da UNIARP e engenheira agrônoma Angela Paviani foi palestrante no V Encontro Brasileiro de Coordenadores de Cursos de Agronomia (V EBCCA-2024), realizado dias 08 e 09 de agosto em Brasília-DF. Também esteve presente no evento, a professora Caroline Esperança, coordenadora do curso de Agronomia da UNIARP.
O evento foi promovido pelo Departamento de Integração com o Sistema Educacional da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (CONFAEAB) e reuniu coordenadores de cursos de Agronomia de diversas instituições de ensino superior (IES) de todo o país.
Durante o evento, diversas palestras e debates foram realizados, abordando desde questões curriculares até as políticas de inclusão e retenção de estudantes nos cursos de Agronomia.
Também foram apresentados os resultados preliminares de um estudo em andamento, coordenado pela professora e engenheira agrônoma Angela Paviani, pelo grupo de trabalho sobre combate à evasão nos cursos de Agronomia, liderado pelo Departamento de Integração com o Sistema Educacional da CONFAEAB.
A pesquisa: “Demanda, evasão e retenção de alunos nos Cursos de Agronomia”, está lançando luz sobre questões importantes para a manutenção e o fortalecimento dos cursos de Agronomia no país. Entre os temas abordados, destacam-se as causas da evasão, a categoria das instituições de ensino superior, o número de vagas anuais disponíveis e o número total de alunos matriculados, formados e evadidos nos últimos cinco anos.
Além disso, a pesquisa também investiga as ofertas de bolsas e financiamentos de estudo disponíveis e o número total de alunos matriculados que recebem algum tipo de auxílio financeiro. Esses dados são fundamentais para entender os fatores que influenciam a permanência dos estudantes nos cursos de Agronomia e para a criação de políticas eficazes de retenção.
O evento
Com o tema: “A qualidade do ensino e da formação dos Engenheiros Agrônomos no Brasil”, o V EBCCA-2024 proporcionou uma oportunidade ímpar para que coordenadores de cursos de Agronomia discutissem, de forma conjunta, estratégias e ações voltadas para a melhoria contínua da formação dos futuros Engenheiros Agrônomos.
O encontro permitiu o compartilhamento de experiências, desafios e práticas, fortalecendo a articulação entre as IES em prol de um ensino de excelência.