Dia 14 de dezembro de 2023, os professores da UNIARP: Dr. Levi Hülse e Dr. Joel Bonin, do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Sociedade (PPGDS) reuniram-se com a secretária de educação de Caçador, professora Lenira de Cácia Carneiro Rupel, seus assessores e principais diretores da rede municipal. Na ocasião os professores da UNIARP apresentaram os principais resultados dos projetos desenvolvidos com o apoio da Fapesc entre os anos de 2021 a 2023.
Os projetos receberam financiamento do governo estadual por meio da aprovação na Chamada Pública Fapesc nº 15/2021 – Programa de Ciência, Tecnologia e Inovação de Apoio aos Grupos de Pesquisa da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – Acafe.
O objetivo do encontro foi o de divulgar os dados e informações referentes ao desenvolvimento do tema da sustentabilidade e dos direitos humanos que foram trabalhados com os alunos da educação básica das escolas estaduais de Caçador e com os professores da rede municipal.
Os professores Levi e Joel fizeram uma ampla explanação sobre a proximidade entre sustentabilidade e direitos humanos, apontaram a pertinência da Agenda 2030 em Caçador com a criação da Comissão Local Responsável pela Agenda. Também foi realizada uma apresentação sobre os dilemas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 4): Educação de qualidade, os principais dados compilados e analisados, bem como foram apontados os principais desafios que as pesquisas encontraram, possíveis caminhos de solução, alternativas de trabalho com estudantes e os principais materiais produzidos como resultado das pesquisas, a saber:
- Cartilha sobre Direitos Humanos: https://uniarp.edu.br/wp-content/uploads/2023/10/Cartilha-Direitos-Humanos-2023.pdf
- Cartilha sobre Sustentabilidade: https://uniarp.edu.br/wp-content/uploads/2023/10/Cartilha-Sustentabilidade-2023.pdf
- Artigo científico publicado em revista estadunidense (Qualis A1) sobre a percepção dos professores sobre a Agenda 2030: https://globaljournals.org/GJHSS_Volume23/2-The-Perception.pdf
- Artigo científico publicado em revista da UNIVALI (Qualis A2) sobre a percepção dos alunos sobre a Agenda 2030: https://periodicos.univali.br/index.php/rdp/article/view/19752/11446
A ideia a partir deste encontro é a realização do desenvolvimento de atividades formativas para os professores da educação básica sobre a Agenda 2030 em 2024. Espera-se que a conversa seja fomento para a promoção do debate interdisciplinar sobre a Agenda 2030 em todas as escolas municipais, temática muito necessária, fundamental e urgente.