A cidade de Caçador está prestes a ganhar um novo espaço de saúde e cultura com a construção de um “relógio biológico” que terá ervas medicinais plantadas para uso da comunidade. O projeto é uma parceria da Uniarp com entidades sociais do município.
Em entrevista a equipe do Portal RBV, a acadêmica de Psicologia, Rafaela Salvalagio, comentoi que o projeto faz parte do programa de bolsas PAEC, focando no resgate e preservação das tradições de benzedeiras e benzedores.
O “relógio biológico”, que será instalado atrás do muro da Viposa, tem como objetivo promover a saúde alternativa com base na medicina tradicional chinesa, utilizando plantas em horários específicos para tratamentos e prevenção de doenças.
A iniciativa conta com o apoio da Pastoral da Saúde, que se envolverá no uso e na orientação sobre as plantas medicinais.
O espaço onde o relógio biológico está instalado foi cedido pela Viposa, que apoia a ideia, e logo estará disponível para toda a comunidade.
Atualmente, a construção do “relógio biológico” está em fase de finalização, e a próxima etapa envolve a preparação da terra para o plantio das mudas.
Placas indicativas serão colocadas no local para explicar o uso de cada planta e como ela pode ser utilizada no tratamento de diversas condições.
A parceria com a Universidade Uniarp e seus acadêmicos da farmácia verde vai garantir que cada planta tenha sua finalidade bem definida e documentada.
A previsão é que o projeto seja concluído até o final deste ano, com as primeiras ervas já podendo ser colhidas para uso da comunidade.
O cuidado do espaço ficará a cargo de uma equipe de acadêmicos da Uniarp e da Pastoral da Saúde, que já possuem vasta experiência no uso de plantas medicinais.
Essa ação visa resgatar práticas tradicionais de cura e promover a saúde preventiva através do uso consciente e culturalmente significativo de plantas medicinais. Fonte: Portal RBV